“Admirável Chip Novo” foi inspirado em um clássico da literatura distópica; saiba mais!

Admirável Chip Novo é o álbum de estreia da cantora e compositora brasileira Pitty, lançado em 3 de abril de 2003 pela Deckdisc. O álbum foi um sucesso comercial e de crítica, vendendo mais de 2 milhões de cópias no Brasil e consagrando Pitty como uma das maiores artistas de rock do país.

Aliás, a gravação do projeto aconteceu em 2002 no estúdio Deckdisc, no Rio de Janeiro, com produção de Rafael Ramos e Bernardo Rabinovitz. Além disso, o título e o conceito do álbum foram inspirados no livro “Admirável Mundo Novo”, de Aldous Huxley. Tanto é que as letras das músicas abordam temas como crítica social, empoderamento feminino, relações interpessoais e existencialismo.

“Admirável Mundo Novo” é um dos clássicos da literatura distópica. O livro conta a história de uma sociedade utópica dividida por classes sociais determinadas no nascimento. O governo legalizou a utilização de drogas, e tudo funciona em uma ordem aparentemente perfeita. No entanto, tudo acaba mudando quando um estrangeiro chega neste universo.

O single que dá nome ao álbum Admirável Chip Novo de Pitty fala justamente sobre uma sociedade em que tudo é programado. O refrão, por exemplo, é repleto de ordens como “Pense, fale, compre, beba. Leia, vote, não se esqueça”.

Sobretudo, o videoclipe conversa com a proposta da canção. Pitty incorpora o papel de praticamente uma boneca. Em síntese, ela canta de forma de robótica em determinados momentos e nos versos em que está quebrando o padrão, a baiana aparece de forma usual com suas roupas pretas.

Leia também: Pitty celebra 20 anos do disco “Admirável Chip Novo” no Espaço Unimed

Novos conteúdos

spot_img

RELACIONADOS

Relacionados