A 77ª edição do British Academy Film Awards (BAFTA) aconteceu neste domingo, 18 de fevereiro, no Royal Festival Hall (Londres). A cerimônia, apresentada por David Tennant, reuniu grandes nomes da indústria cinematográfica para celebrar as melhores produções do ano de 2023. Além disso, diversas estrelas do audiovisual marcaram presença no famoso tapete vermelho da premiação.
Contudo, o grande destaque da noite foi a obra “Oppenheimer”, de Christopher Nolan. O longa biográfico sobre o criador da bomba atômica levou para casa sete prêmios das 13 categorias em que foi indicado, incluindo os principais prêmios de Melhor Filme e Melhor Direção. Além disso, Cillian Murphy foi consagrado como Melhor Ator por sua interpretação de J. Robert Oppenheimer. Dessa forma, ao subir ao palco, o ator expressou que Oppenheimer era um personagem complexo e controverso, que significava coisas diferentes para diferentes pessoas. Nesse ínterim, Murphy destacou a capacidade dos filmes de explorar essa complexidade, oferecendo um espaço para celebrar, interrogar e investigar.
https://twitter.com/BAFTA/status/1759564962328969528
Em seguida, “Pobres Criaturas”, de Yorgos Lanthimos, levou cinco estatuetas, sendo o grande vencedor nas categorias visuais, como Melhor Figurino, Melhor Cabelo e Maquiagem e Melhores Efeitos Visuais. Emma Stone recebeu, ainda, o prêmio de Melhor Atriz por seu papel de Bella Baxter no longa irlandês. Assim, em entrevista à imprensa, a artista afirmou: “Você coloca muito de seu coração e alma para fazer seu filme (…). A emoção de ser recebida ou vista pelas pessoas é imensamente significativa, e você não sabe se isso vai ressoar da maneira que você deseja. É a primeira vez que produzo com a atuação, então parece duplamente significativo, porque na frente e atrás (das câmeras), foi incrível estar envolvida”.
In Memoriam
Outro momento de grande destaque do BAFTA foi, sem dúvida, o “In Memoriam”. O segmento, que visa homenagear astros que se foram, incluiu, em suma, a apreciação de ícones como Jane Birkin, Carl Weathers, Julian Sands, Tom Wilkinson e Tina Turner. O tributo se deu em meio a uma emocionante interpretação de “Time After Time”, por Hannah Waddingham.
A highlight of #BAFTA2024 was Hannah Waddingham’s exquisite rendition of ‘Time After Time’, which made for a suitably moving In Memorium tribute.pic.twitter.com/ljm0nyOwgK
— Gabriel Reid (@DrGabrielReid) February 19, 2024
A princípio, o BAFTA, conhecido como o “Oscar britânico”, visa apoiar, desenvolver e promover as formas de arte da imagem em movimento, reconhecendo a excelência e inspirando profissionais e o público. Dessa forma, além da premiação, a Academia Britânica promove eventos educacionais, incluindo exibições de filmes e noites de tributo.
Ganhadores do BAFTA 2024
Confira a lista completa dos ganhadores desta edição:
-
- Melhor Filme: “Oppenheimer”
- Melhor Ator: Cillian Murphy (“Oppenheimer”)
- Melhor Atriz: Emma Stone (“Pobres Criaturas”)
- Melhor Ator Coadjuvante: Robert Downey Jr. (“Oppenheimer”)
- Melhor Atriz Coadjuvante: Da’vine Joy Randolph (“Os Rejeitados”)
- Melhor Ator ou Atriz em Ascensão: Mia McKenna-Bruce (“How to Have Sex”)
- Melhor Direção: Christopher Nolan (“Oppenheimer”)
- Melhor Roteiro Original: Justine Triet e Arthur Harari (“Anatomia de uma Queda”)
- Melhor Roteiro Adaptado: Cord Jefferson (“American Fiction”)
- Melhor Fotografia: Hoyte van Hoytema (“Oppenheimer”)
- Melhor Edição: Jennifer Lame (“Oppenheimer”)
- Melhor Direção de Arte: Shona Heath, James Price e Zsuzsa Mihalek (“Pobres Criaturas”)
- Melhor Figurino: Holly Waddington (“Pobres Criaturas”)
- Melhor Cabelo e Maquiagem: Nadia Stacey, Mark Coulier e Josh Weston (“Pobres Criaturas”)
- Melhor Som: Johnnie Burn e Tarn Willers (“Zona de Interesse”)
- Melhores Efeitos Visuais: Simon Hughes (“Pobres Criaturas”)
- Melhor Trilha Sonora: Ludwig Göransson (“Oppenheimer”)
- Melhor Casting: Susan Shopmaker (“Os Rejeitados”)
- Melhor Estreia de um Escritor, Diretor ou Produtor Britânico: Savanah Lef, SHirley O’Conner e Medb Riorden (“Earth Mama”)
- Melhor Animação: “The Boy and the Heron”
- Melhor Curta Britânico: “Jellyfish and Lobster”
- Melhor Curta Britânico de Animação: “Crab Day”
- Melhor Filme em Língua Estrangeira: “Zona de Interesse”
- Melhor Documentário: “20 Days In Mariupol”
Leia também: People’s Choice Awards 2024: confira os vencedores da noite