Em apenas 10 dias após entrar em cartaz, a cinebiografia “Bob Marley: One Love” já arrecadou US$ 101,1 milhões em todo o mundo, ou seja, cerca de R$ 500 milhões. Ao todo, o filme levou 390.270 pessoas às salas de cinema desde sua abertura, no dia 12 de fevereiro.
Ademais, a obra também já se coloca à frente de uma série de outras cinebiografias musicais recentes, como “Rocketman”, de 2019, sobre o astro britânico Elton John. Aliás, “Elvis”, de 2022, também entra nesta lista, além de “Respect”, de 2021, sobre Aretha Franklin.
Assim, mesmo após quatro anos de sua morte, o nome de Bob Marley não sai dos assuntos mais comentados. Impulsionado pela obra de Reinaldo Marcus Green, o filme mergulha durante quase duas horas na vida do ícone do reggae, passando por bastidores do início da carreira, além do atentado sofrido por ele, o contexto histórico-político vivido na Jamaica, descoberta de um câncer e a busca pela paz através da música.
Sobre as avaliações, há uma divisão como acontece em diversas outras obras, ainda mais quando se trata de uma cinebiografia. Enquanto o público avalia positivamente a trama, com uma média de 93% de aprovação, os críticos têm uma outra percepção, com 43% de aprovação no Rotten Tomato. Ademais, isto também pode ser entendido como outra referência à Marley, já que durante toda sua vida passaram pessoas que o amaram e o odiaram.
5 melhores músicas de Bob Marley, segundo a Rolling Stone
Recentemente, a Rolling Stone publicou uma lista das 100 melhores músicas de Bob Marley. Aliás, a revista já havia feito uma outra lista, em 2014, classificando as 50 melhores músicas de Marley. Entretanto, em razão da história e importância do artista, eles decidiram ampliar e atualizar o ranking.
Assim, confira abaixo as 5 melhores músicas de Bob Marley, segundo a Rolling Stone:
- 1° – Lively Up Yourself
- 2° – Concrete Jungle
- 3° – Roots, Rock, Reggae
- 4° – Small Axe
- 5° – Trenchtown Rock
Vale ressaltar que algumas destas canções também se encontram presentes na cinebiografia de Bob Marley.
Leia também: Freddie Mercury pode ganhar show com holograma