Nesta quarta-feira, 20 de março, é comemorado o Dia Internacional da Felicidade. A data foi escolhida pela ONU para debater um tema de extrema importância e interessa a todas as pessoas. No entanto, o conceito de bem-estar e alegria pode ser relativo e varia entre cada um. O que pode deixar alguém em êxtase, pode simplesmente entediar outro. Mas, é difícil encontrar uma pessoa que não se sinta alegre quando escuta uma música que adora. Sobretudo, é um sentimento universal.
Por conta disso, o neurocientista holandês Jacob Jolij calculou uma fórmula que determina as canções mais felizes da história. O que ele descobriu, realizando suas pesquisas, é que a maioria das faixas felizes estão entre 140 e 150 bpm e as letras falam sobre eventos de superação e euforia.
Levando em consideração estes critérios, Jacob selecionou 10 canções que poderiam ser consideradas as “mais felizes da história”. Ademais, aproveitando que o Dia da Felicidade está chegando, a gente te relembra esta seleção. Aliás, boa parte destas músicas toca na programação da Alpha FM e são grandes clássicos da indústria fonográfica. Confira a lista completa:
Dia da Felicidade: 10 músicas mais felizes, segundo a ciência
10. Katrina & The Waves – “Walking on Sunshine”
9. Gloria Gaynor – “I Will Survive”
8. Bon Jovi – “Livin’ on a Prayer”
7. Cyndi Lauper – “Girls Just Wanna Have Fun”
Sobretudo um ícone feminista, “Girls Just Wanna Have Fun” fala sobre a libertação e empoderamento feminino.
6. The Monkees – “I’m a Believer”
Um hit dançante! A franquia Shrek revisitou “I’m a Believer” para a trilha sonora das produções.
5. Survivor – “Eye of the Tiger”
Trilha sonora do filme “Rocky III”, Eye of the Tiger tem um ritmo forte que dá energia a qualquer pessoa.
4. Billie Joel – “Uptown Girl”
Billie Joel traz um romantismo incurável em seus versos de “Uptown Girl”. Em suma, a canção fala sobre um jovem que se apaixonou por uma moça de classe alta e sonha em poder ficar com ela.
3. The Beach Boys – “Good Vibrations”
2. ABBA – “Dancing Queen”
O maior clássico da banda ABBA. Aliás, “Dancing Queen” se tornou até hoje um dos maiores hits da década de 70.
1. Queen – “Don’t Stop Me Now”
Em síntese, “Don’t Stop Me Now” é a música mais feliz segundo a forma do neurologista. Lançada em 1979, a faixa traz animação e o eu lírico afirma com todas as letras que nada no mundo consegue pará-lo.
Leia também: Saiba a curiosa origem do festival Lollapalooza