Dia da Mulher: 10 instrumentistas estrangeiras para conhecer

A Alpha FM continua com a série especial sobre o Dia Internacional da Mulher, lembrado na próxima sexta-feira (8). Se já falamos, por exemplo, das cinco artistas mais poderosas, listando fenômenos mundiais como Taylor Swift, que tal tratarmos agora das instrumentistas internacionais?

Nesta lista, preparada criteriosamente, selecionamos musicistas que vem ganhando destaque na cena musical. De certo, lendo este texto, você lembrará de outras tantas e, por favor, tenha a liberdade de compartilhar as impressões em nossas redes sociais.

Deste selecionado, talvez, você conheça apenas duas delas, que são ainda famosas cantoras da atualidade. Entretanto, as demais vale conferir a história pessoal de cada uma e, claro, as performances registradas livremente na internet.

A seguir, duas guitarristas, uma contrabaixista, uma pianista, uma tecladista, duas saxofonistas, duas bateristas e uma flautista.

H.E.R na guitarra

Estrela do R&B e vencedora do Grammy, a cantora e compositora canadense se tornou a primeira mulher negra a lançar guitarra signature com a Fender Musical Instruments Corporation (FMIC).

Yvette Young na guitarra

A americana de ascendência chinesa é filha dois acordeonistas. Líder da banda de rock Covet, é autoditada em piano e gosta de dar aulas de violão. Em 2021, estrelou um comercial no Super Bowl.

Esperanza Spalding no contrabaixo

Dona de cinco prêmios Grammy, a americana faz o jazz agitar multidões. Por conseguinte, foi escalada para se apresentar em duas noites do festival The Town, em São Paulo, no ano passado.

Alicia Keys no piano

Esta dispensa apresentações. Afinal, a quantidade de prêmios demandaria uma casa toda de prateleiras. Voz marcante, assim como o desempenho no piano, que aprendeu quando tinha 7 anos.

Ashley Ellyllon no teclado

Atualmente, é compositora, tecladista e pianista da singela banda Orbs. Antes, trabalhou nos conjuntos de metal sinfônico Abigail Williams e Cradle of Filth.

Lakecia Benjamin no saxofone

Ela superou um grave acidente de carro em setembro de 2021 para seguir firme na música. Meses depois, excursionou pela Europa e, neste ano, fez shows em São Paulo e no Rio de Janeiro.

Melissa Aldana no saxofone

A chilena foi indicada ao Grammy na categoria Best Jazz Solo em 2023. No mesmo ano, aliás, mostrou sua potência em shows no Brasil. Em julho passado, agradou os fãs de jazz no Blue Note.

Cindy Blackman na bateria

A mais experiente dessa lista com 64 anos, a baterista nos brinda com suas batidas no jazz e no rock. Desde 2010, é casada com o multi-instrumentista mexicano Carlos Santana.

Meytal Cohen na bateria

Caçula de sete filhos, a isralense precisou ralar muito para atingir o sucesso. Começou em uma banda de metal, se meteu a fazer covers até formar outro grupo e conseguiu colocar um álbum no top 10 de artistas independentes da Billboard em 2013.

Jasmine Choi na flauta

Por fim, aumente o som e fique hipnotizado com a performance da sul-coreana. Ela viaja o mundo com concertos, desconcertando o público com a interpretação refinada.

Gostou da nossa lista para o Dia da Mulher?

Novos conteúdos

Relacionados

Relacionados