O Dia da Pizza é lembrado nesta quarta-feira (10). Alguns sites dão o nome de “Dia Mundial da Pizza”, mas a verdade é que cada país o comemora em uma data. Conforme os registros, a escolha do 10 de julho no Brasil teria a ver com um concurso que elegeu as melhores pizzas da cidade de São Paulo, em 1985.
Quem promoveu a competição foi a coordenadoria de Turismo da secretaria estadual de Esportes e Turismo, então chefiada por Caio Luiz de Carvalho. A disputa terminou em 10 de julho, coincidentemente aniversário de Carvalho, e entrou para a história como “Dia da Pizza”.
De acordo com as estimativas da Associação Pizzarias Unidas no Brasil, nosso país tem cerca de 45 mil estabelecimentos em operação. Deste total, 65% estão no estado de São Paulo. Só na capital, seriam mais de 5,8 mil pizzarias com uma média de produção de 43 pizzas por dia.
Resumindo, é muita pizza. Então, vamos ao que interessa: onde comer? A reportagem da Alpha FM selecionou sete bons lugares, sendo que dois não são pizzarias, porém, oferecem um ótimo produto. Em comum, não estão nos afamados rankings, como “50 Best” e outros.
Nada contra Leggera Pizza Napoletana, QT Pizza Bar, A Pizza da Mooca, Veridiana, Carlos e outras que aparecem nas listas. Ou outras famosas, como Bráz e 1900. Conheça-as também, mas o intuito aqui é sair da mesmice e dar mais opções.
Iza Padaria Artesanal
R. Wisard, 602 – Vila Madalena
ELEA Forneria
Rua Florinéia, 270 – Água Fria
Pi Pizzas
Rua Joinville, 323 – Vila Mariana
Quintal Vó Maria Pizza Bar
R. Tangará, 213 – Vila Mariana
Bocada’s Pizza SP
R. Dr. Ribeiro de Almeida, 167 – Barra Funda
Pizzaria Cuevas
R. Cuevas, 230 – Lapa
Paul’s Boutique
R. Dr. Renato Paes de Barros, 167 – Itaim Bibi
Aliás! Siga a Alpha FM para ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo da música, entretenimento e cultura.