O Dia Nacional do Teatro é comemorado nesta quinta-feira (19), e os ouvintes da Alpha FM não ficam sem dicas de espetáculos em São Paulo. Portanto, vamos logo a uma lista deles.
Dias Felizes (Até 7/10)
Onde: Teatro Do Núcleo Experimental (R. Barra Funda, 637)
O Grupo Teatral Garagem 21 traz uma abordagem feminista da peça “Dias Felizes”, do dramaturgo irlandês Samuel Beckett (1906-1989). O espetáculo conta a história de Winnie, uma mulher de 50 anos que vivem em condições precárias, mas cultiva uma certa expectativa de felicidade. A protagonista aparece enterrada, ora até a cintura, ora até o pescoço, enquanto o marido não faz nada, além de ler manchetes velhas dos jornais.
“Dias Feliz” entrou para a lista de 40 melhores peças da história, de acordo com uma lista do jornal britânico The Independent.
¡CERRADO! (Até 30/9)
Onde: Teatro de Contêiner Mungunzá (R. dos Gusmões, 43)
Neste caso, o cerrado, do grupo Pano, não é o bioma brasileiro, mas a palavra em espanhol que significa “fechado” na tradução ao português. A inspiração para o musical vem de uma lei criada numa cidade chilena que restringiu o direito de dançar. Na peça, um guia turístico faz um feitiço para seu negócio prosperar. Nasce, então, um boneco tirano de si mesmo para comandar a cidade.
Édipo Rec (27/9-26/10)
Onde: Sesc Pompeia (R. Clélia, 93)
A tragédia do Édipo Rei vocês já devem ter ouvido falar. E quanto ao Édipo Rec? O Grupo Magiluth leva ao palco aquele momento da vida em que surgem memórias repentinas do passado, inclusive de eventos traumáticos. Conforme a companhia, “esse é o conceito de Flashback, mas poderia ser sobre a vida de Édipo, não é? Então será”.
Dois De Nós (Até 8/12)
Onde: Teatro TUCA (R. Monte Alegre, 1024)
Depois de fazerem vários papéis juntos na televisão e no cinema, Antônio Fagundes e Christiane Torloni estão pela primeira vez em uma mesma peça de teatro. Além deles, Thiago Fragoso e Alexandra Martins completam o elenco da comédia. O quarteto interpreta dois casais de diferentes gerações que se conhecem em um hotel e começam a falar de vários assuntos, como família, dinheiro, sexo e tempo.
A Caseira e a Catarina ou O Processo do Diabo (Até 29/9)
Onde: Espaço Parlapatões (Praça Roosevelt, 158)
O texto é de um dos autores mais conhecidos do Brasil: Ariano Suassuna (1927-2014). No enredo, uma parteira vê seu marido apoderado por uma prostituta. Para ter o companheiro de volta, ela apela ao Diabo, firma um pacto para levar a alma de Manuel Souza para o inferno. Como o “Coisa Ruim” não cumpre o acordo, ela o intima para um julgamento.
Aliás! Siga a Alpha FM para ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo da música, entretenimento e cultura.