Com ingressos esgotados, Alceu Valença, Elba Ramalho e Geraldo Azevedo reapresentaram o projeto “O Grande Encontro” neste sábado (27), no Espaço Unimed, em São Paulo. Um novo show ainda com entradas à venda está marcado para este domingo (28) no mesmo local.
Foi a primeira vez desde o Carnaval do Recife de 2023, portanto catorze meses depois, que o trio de amigos voltou a dividir o palco. Faltava apenas Alceu, na verdade, já que Elba e Geraldo haviam performado juntos em, pelo menos, três oportunidades neste ano.
A primeira de duas apresentações na capital paulista teve duração de 2h15 e contou com 33 músicas no repertório, incluindo um pot-pourri. O essencial da criação dos músicos, reunido em quatro álbuns de “O Grande Encontro”, estava ali, bem como de outros construtores da música regional do Nordeste, como Luiz Gonzaga (1912-1989).
A plateia se viu mais quieta em duas ou, no máximo, três músicas. Na maior parte do tempo, o público acompanhou as faixas entusiasmado, cantando e batendo palmas na cadência exigida. Houve também vários momentos para os casais, sobretudo os que estavam na pista, dançarem forró, seja os de estilo mais animado e “pegado”, seja os mais lentos e charmosos.
Ao término de cada canção, os aplausos carregavam um misto de euforia e admiração, em louvor à carreira dos artistas septuagenários.
Ver essa foto no Instagram
Formato do show
Apesar da “graça” ser a interpretação simultânea de Alceu, Elba e Geraldo, o espetáculo trouxe na formatação momentos de trio, duplas e solos. A presença dos três durante todo o tempo era, de fato, dispensável, mas a ausência deste ou daquele, a depender da preferência do espectador, poderia gerar um pouco de incômodo.
Elba Ramalho ficou fora durante sete músicas consecutivas, esperando no backstage o dueto entre Alceu Valença e Geraldo Azevedo, e o solo de Geraldo. Alceu saiu por 15 músicas, aguardando os solos de Geraldo e Elba, e a composição de ambos. Geraldo, por sua vez, ficou ausente durante 14 faixas, entre os solos de Elba e Alceu, e o duo entre eles.
Mas, nos momentos principais, isto é, as faixas de abertura e encerramento, os três embalaram o Espaço Unimed lotado. Quando solo, Geraldo teve o nome gritado pelo público e emocionou com “Dia Branco”.
Elba fez a galera dançar e, ao violão, tocou “Chão de Giz”, do primo Zé Ramalho, outro integrante original d’O Grande Encontro. Algumas composições do projeto são de autoria de Zé. Por sua vez, o descontraído e frenético Alceu Valença, ao melhor estilo Alceu, elevou o astral com “Girassol”, “La belle de jour”, “Tropicana”, entre outras.
Ver essa foto no Instagram
Setlist completo
Na ordem: Anunciação, Caravana, Sabiá, Pelas Ruas que Andei, Papagaio do Futuro, Moça Bonita, Sétimo Céu, Dona da Minha Cabeça, Espumas ao Vento, Um Paraíso Sem Lugar, Dia Branco, Bicho de Sete Cabeças, Chorando e Cantando, Princípio do Prazer, Ai Que Saudade D’ocê, Chão de Giz, Amor Perfeito, Na Base da Chinela/Que Nem Jiló/Eu Só Quero um Xodó, Festa do Interior, Pagode Russo, Baião, Coração Bobo, Cabelo no Pente, Como 2 Animais, Girassol, La belle de jour, Tropicana, Táxi Lunar, Banho de Cheiro, Bicho Maluco Beleza e Frevo Mulher.
Siga a Alpha FM para ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo da música, entretenimento e cultura.
*Foto de capa – crédito: Rafael Strabelli/Espaço Unimed