O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou um alerta de chuvas intensas para as próximas 24 horas em diversas partes do país. O estado de São Paulo está dentro deste alerta, especialmente o litoral norte. Aliás, as chuvas podem chegar a 100mm por dia, e os ventos serão fortes com velocidade entre 60 a 100km/h.
Ademais, a Agência Brasil afirma o seguinte “Em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas. Em síntese, não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda”.
Lista completa de regiões sob risco de chuvas fortes:
Em conclusão, não é somente o estado de São Paulo que sofre risco de chuvas fortes. Aliás, confira a lista completa:
– Centro Goiano
– Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba
– Leste Goiano
– Central Mineira
– Sul Cearense
– Centro Sul Baiano
– Vale São-Franciscano da Bahia
– Sudeste Piauiense
– Sertões Cearenses
– Sul Goiano
– Vale do Rio Doce
– Central Espírito-santense
– Leste Maranhense
– São Francisco Pernambucano
– Centro-Norte Piauiense
– Nordeste Mato-grossense
– Noroeste espírito-santense
– Vale do Mucuri
– Norte de Minas
– Sertão paraibano
– Sul Baiano
– Oriental do Tocantins
– Jequitinhonha
– Sul/Sudoeste de Minas
– Ribeirão Preto
– Sudeste Mato-grossense
– Norte Goiano
– Metropolitana de Belo Horizonte
– Ocidental do Tocantins
– Sudoeste Piauiense
– Centro Norte Baiano
– Araraquara
– Extremo Oeste Baiano
– Centro-Sul Cearense
– Litoral Norte Espírito-santense
– Noroeste Goiano
– Sertão Pernambucano
– Oeste de Minas
– Noroeste de Minas
– Centro Maranhense
– Norte Piauiense
– Norte Maranhense
– Sul Maranhense
– Distrito Federal
– São José do Rio Preto
– Zona da Mata
– Norte Mato-grossense
– Jaguaribe
– Oeste Maranhense
– Campinas
– Noroeste Cearense
Previsão do tempo para a capital paulista
Ademais, segundo um o CGE, a formação de um ciclone subtropical deve trazer elevados volumes de chuva para o litoral norte paulista e parte da região metropolitana de São Paulo.
Além disso, o instituto ainda completa “O final de semana será marcado por sol entre nuvens, o que favorece a elevação da temperatura no período da tarde. No sábado (17), mínima de 17 °C e máxima por volta dos 27 °C nas horas de maior aquecimento. Entretanto, há previsão, ainda que remota, de pancadas isoladas de chuva, porém com baixo potencial para a formação de alagamentos. Já os índices de umidade sofrem ligeiro declínio, com valores entre 50% e 95%.”
Entretanto, no domingo, a chance de chuva na forma de pancadas isoladas a partir da tarde passa a ter maior probabilidade. Já o sol aparece na maior parte do dia e permite que as temperaturas se elevem. Agora, na madrugada, os termômetros giram em torno dos 18 °C e no período da tarde a máxima chega aos 27 °C, com taxas mínimas de umidade do ar entre 55% e 95%.
Parque Ibirapuera é fechado na última tempestade
Anteriormente, após as fortes chuvas que atingiram a capital paulista no dia 8 de janeiro, o Parque Ibirapuera permanece fechado. Ademais, a estrutura metálica que estava na Marquise do parque caiu e quatro pessoas ficaram feridas.
Contudo, conforme a empresa responsável pela administração do local, a Urbia, a energia foi reestabelecida durante a madrugada. No entanto, o Parque Ibirapuera permanece fechado, e ainda não há uma previsão de reabertura. A expectativa é que isso aconteça ainda nesta terça-feira (9). Além disso, segundo a Defesa Civil, o estado registrou 300 quedas de árvores, sendo 200 só na capital paulista. Ademais, a Zona Sul, região mais atingida, registrou ventos de 77km/h.
Agora, falando do transporte público, a Estação Aeroporto-Guarulhos da Linha 13-Jade da CPTM teve parte do telhado arrancado. No entanto, uma das plataformas estava completamente interditada até a manhã desta terça-feira (9).
Leia também: Carnaval em SP aumenta em 10% as vendas do comércio