Está chegando! A Alpha FM vai comemorar em breve 38 anos de muita música e informação com a Festa Alpha By Night: Especial Aniversário! Ingressos já estão à venda no site da Ticketmaster.
O encontro está marcado para 14 de novembro, no Tokio Marine Hall (SP), prometendo uma noite com o melhor da música dos anos 70, 80 e 90.
Como um esquenta, confira abaixo o ranking dos melhores sucessos da década de 90, eleito pelo Pitchfork.
#10 “Rebel Girl” – Bikini Kill
Lançada em 1993, “Rebel Girl” é um hino feminista que exalta a liberdade das mulheres de serem e conquistarem o que desejam: “Quando ela fala, eu ouço a revolução” e “Você é a rainha do meu mundo” são alguns dos versos de destaque da composição.
#9 “Juicy” – The Notorious BIG
The Notorious BIG reuniu toda sua frustração da época em que ninguém acreditava no seu futuro para criar “Juicy”, uma das canções mais famosas de sua carreira. Posteriormente, apareceu em diversas listas das melhores músicas de hip-hop de todos os tempos, incluindo seleções da BBC, Ego Trip e VH1.
#8 “Say My Name” – Destiny’s Child
Com um dos mais memoráveis refrãos da década de 90, “Say My Name” elevou o patamar do Destiny’s Child, rendendo ao grupo feminino o primeiro prêmio Grammy da carreira. A faixa surgiu por inspiração de um relacionamento do letrista LaShawn Daniels, conforme relatado pelo site do Grammy.
#7 “Windowlicker” – Aphex Twin
A música eletrônica “Windowlicker”, de Aphex Twin, foi eleita a sétima melhor canção dos anos 90 de todos os tempos, segundo o veículo Pitchfork. Ganhou destaque na época pela não linearidade da sonoridade.
#6 “Smells Like Teen Spirit” – Nirvana
Para muitos, não há como falar dos anos 70 sem mencionar Nirvana. Em 1991, a banda lançou “Smells Like Teen Spirit”, responsável por abrir o aclamado álbum “Nevermind”. A dinâmica “leve e pesada” do som teve como inspiração o jeito característico de produção de um grupo de rock da década anterior. “Eu estava a tentar escrever a última canção pop. Basicamente estava a tentar copiar os Pixies“, revelou Kurt Cobain em entrevista à Rolling Stone.
#5 “The Rain (Supa Dupa Fly)” – Missy Elliott
Poucos têm a mesma chance de lançar o primeiro single da carreira com algo tão poderoso quanto “The Rain (Supa Dupa Fly)”, de Missy Elliott. Produzida por Timbaland, a faixa chegou ao mundo em 1977. Mais recentemente, em 2024, a NASA enviou a música para o planeta Vênus.
#4 “Fuck and Run” – Liz Phair
Liz Phair foi ousada em se aventurar no mundo do rock em plena década de 90 e, ainda mais, ao falar sobre sexo sendo uma mulher. “Fuck and Run” justamente reúne ambos e, por incrível que pareça, fez sucesso, ao contrário do que a própria artista imaginava.
“Acho que é isso que mais me impressiona quando ouço — a completa inocência de não perceber que alguém ia ouvir, ou de pensar que apenas algumas pessoas, meus amigos, ouviriam o que eu estava gravando“, disse ela em entrevista à ELLE.
#3 “Are You That Somebody?” – Aaliyah
Puro suco do R&B e hip-hop feminino, “Are You That Somebody” é uma música de Aaliyah, produzida por Static Major e Timbaland. Também, foi parar nas telonas, como parte da trilha sonora do filme “Dr. Dolittle” (1998).
#2 “Hyperballad” – Björk
Conhecida por suas experimentações na indústria musical, Björk ainda sim conseguiu um espaço no mainstream. Em “Hyperballad”, a cantora canta sobre arremessar objetos do topo de um penhasco, uma metáfora para pessoas que perdem suas autenticidades por outra pessoa.
#1 “Fantasy” – Mariah Carey
A melhor música lançada nos anos 90 pertence a Mariah Carey, segundo a revista Pitchfork. “Fantasy” está presente no álbum “Daydream” da cantora, disponibilizado em 1995. Fez um tremendo sucesso comercialmente, debutando no topo da Billboard Hot 100.
Ainda, conta com sample de “Genius of Love” do Tom Tom Club.


