Em entrevista ao Alpha Transforma com o professor Marcus Nakagawa, Maria Siqueira, co-diretora e co-fundadora do Pacto Contra a Fome, destacou os principais motivos da existència do projeto, entre eles: contribuir para erradicação estrutural e permanente da fome no Brasil. Somado a isso, Maria reforça que o intuíto vai além, quebrando barreiras do desperdîcio de alimentos.
Segundo pesquisas, mais de 50 milhões de toneladas de alimentos são desperdiçados diariamente. Com isso, Maria ressalta a urgência de retomar pautas da cesta básica nacional, como arroz, feijão e mandioca, com a mesma atenção dedicada à soja e ao milho. Esse olhar regionalizado é fundamental para garantir alimentação saudável e justa para todos, especialmente em zonas rurais. Assista à entrevista completa.
A especialista ainda sanou dúvidas sobre o assunto. Além disso, refletiu como empresas e cidadãos podem ajudar no Pacto Contra a Fome.
Para Maria, o setor privado pode amplificar ações socioambientais, atuar como pressão por políticas públicas eficazes e estruturar doações inteligentes — uma engrenagem coletiva que precisa ser ativada.


