Após realizar um verdadeiro espetáculo ao ar livre, a cantora Marisa Monte recebeu o título de doutora honoris causa da USP nesta segunda-feira (24).
Agora, ela passa a ser a terceira mulher a receber a honraria na história da faculdade. Ao todo, 123 títulos já foram entregues.
De acordo com o Estatuto da Universidade, a honraria é concedida “a personalidades nacionais ou estrangeiras que tenham contribuído, de modo notável, para o progresso das ciências, letras ou artes; e aos que tenham beneficiado de forma excepcional a humanidade, o País, ou prestado relevantes serviços à Universidade”.
Aliás, a aprovação do título ocorreu ainda em 2023. Assim, Marisa Monte se encaixou nestes requisitos “pela qualidade do seu trabalho artístico, sua atuação como defensora das artes, da democracia e da educação, além de seu envolvimento com a comunidade, incluindo seu apoio a crianças da escola mirim da Portela e seu trabalho com artesãs na comunidade de Curral Grande, no Ceará. Reconhecida e admirada pelas atividades de pesquisa e de estudo em relação à arte e à cultura brasileiras, é um exemplo de trajetória impecável, tanto do ponto de vista humano quanto no que diz respeito a seu percurso profissional”.
Vale lembrar que a artista é embaixadora do Programa USP Diversa, voltado para captação de recursos e financiamento de bolsas de permanência estudantil para alunos em situação de vulnerabilidade socioeconômica.
Além disso, a artista também criou o Espaço Imaginário Marisa Monte no Instituto do Coração (Incor) do Hospital das Clínicas, onde estão disponíveis instrumentos musicais, uma televisão, materiais para desenho e livros doados para pacientes durante os períodos de internação no hospital.
Abaixo, confira o discurso que ela deu durante a cerimônia desta segunda (24):
Marisa Monte recebeu hoje o título de doutora honoris causa da Universidade de São Paulo (USP).
A artista é a terceira mulher a receber a honraria na história da instituição e a primeira da área da cultura. No total, foram concedidos 123 títulos de doutor(a) honoris causa. pic.twitter.com/NqZ4T1bEWE
— Mídia NINJA (@MidiaNINJA) June 24, 2024
Marisa Monte faz show gratuito na USP e arrasta multidão
A Universidade de São Paulo, reconhecida como uma das maiores e melhores da América Latina, acabou ficando pequena no sábado (22). Aliás, a causa disto tem nome e sobrenome: Marisa Monte.
Isso porque a cantora brasileira promoveu um show gratuito e solidário por lá, em comemoração aos 90 anos da faculdade paulista. Surpreendentemente, 5 toneladas foram arrecadadas para a Central Única das Favelas (CUFA). Dentre os donativos, alimentos não-perecíveis, agasalhos e brinquedos novos.
Sobretudo, ela tocou seus maiores sucessos – e que estavam na boca de todos os presentes. Pela ordem: “Magamalabares”, “Maria de Verdade”, “Vilarejo”, “Infinito Particular”, “Ainda Bem”, “Carinhoso”, “Beija Eu”, “Gentileza”, “A Sua”, “Carnavália”, “Feliz, Alegre e Forte” e “Amor I Love You”. BIS: “Magamalabares” e “Bem Que Se Quis”. Marisa era só aplausos e corações.
Leia mais em: CARNAMARISA! Marisa Monte arrasta multidão para USP e arrecada 5 toneladas em doações