Nesta quarta-feira, 21 de fevereiro, para quem viveu a década de 1980 e foi a Vibra São Paulo pode testemunhar um momento histórico. A banda australiana Men At Work voltou ao Brasil após 24 anos da sua última passagem para o Festival Salvador. Em síntese, formada em Melbourne, na Austrália, o grupo tem influências do movimento New Wake e marcou uma geração inteira.
Para quem acompanhou toda a trajetória do grupo, sabe que Colin Hay, o vocalista, afastou-se da banda por um tempo. No entanto, foi ele quem regressou para os três shows no Brasil e foi o grande destaque da noite. O repertório da apresentação teve, inclusive, algumas de suas canções solo como “Come Tumblin’ Down” e “Can’t Take This Town”.
A apresentação começou com meia hora de atraso para uma Vibra São Paulo abarrotada. Uma informação curiosa é que apesar do público ser majoritariamente 30+ muita gente estava acompanhada de filhos e filhas. Em síntese, o gosto familiar e a cultura de escuta dentro de casa são algumas das razões da permanência das bandas de rock dos anos 80. Além disso, o show foi em pé, o que é característico de bandas de rock, mesmo que a maioria das apresentações na casa sejam sentadas.
Men At Work e os anos 80
Quando subiu ao palco, Colin falou brevemente em português, dando boa-vindas à plateia. Entretanto, no restante da apresentação, o vocalista e integrante mais antigo se resumiu a falar algumas palavras em inglês. Já quem se atrevia a falar português era a backing vocal, com um sotaque espanhol, mas com uma animação inegável.
O público demorou a aquecer, especialmente levando em conta que a setlist da apresentação continha mais para o final alguns dos maiores clássicos. Mas ainda assim muita gente cantou junto a discografia completa de Men At Work. Já para quem só conhecia as músicas mais famosas, o fim do show deixou um gostinho de quero mais, especialmente levando em conta que o grupo tocou em seguida “Down Under”, “It’s a Mistake” e “Overkill”.
Ainda assim, o show reviveu algumas das canções que embalaram os anos 80 e provavelmente vão continuar a ser passadas de geração em geração.
Setlist da apresentação
Ademais, a setlist completa da apresentação está abaixo:
-
Touching the Untouchables
-
No Restrictions
-
Come Tumblin’ Down
-
Can’t Take This Town
-
Down by the Sea
-
Everything I Need
-
Blue for You
-
I Can See It in Your Eyes
-
Dr. Heckyll & Mr. Jive
-
No Sign of Yesterday
-
Who Can It Be Now?
-
Underground
-
Catch a Star
-
Upstairs in My House
-
Overkill
-
It’s a Mistake
-
Down Under
-
Into My Life
-
Be Good Johnny
Leia também: Madonna anuncia parceria com Itaú em comemoração aos 100 anos do banco