A voz de Jessie J é tida como uma das mais controladas e potentes da atual indústria musical. Não é à toa o sucesso que a canção “Bang Bang” tomou ao colocar ela e Ariana Grande lado a lado nos vocais. Ademais, a rapper Nick Minaj também colaborou na música, dando o toque que faltava para um bom hit pop.
Contudo, seu sucesso se faz presente em diversas outras composições, seja dela ou de versos que escreveu para outros artistas. Um exemplo é “The Party in the USA“, considerado um novo hino dos Estados Unidos, e eternizado na voz de Miley Cyrus. “Escreva o que você vive”, disse ela em uma entrevista feita em 2014 sobre suas habilidades de compositoras.
Simples assim, ela também escreveu sua primeira canção aos 9 anos de idade. Além da pouca experiência de vida, a temática da obra também surpreendia: “Não há nenhuma liberdade. Em um mundo como o nosso. Pessoas estão morrendo o tempo todo. O que é tudo isso?”.
Início da carreira
A diva pop queria construir sua carreira justamente nos bastidores, e não à frente dos palcos. Quando tinha apenas 16 anos, foi estudar música na The BRIT School, localizada no Reino Unido. Contudo, fez uma audição para participar de um girl group, intitulada Soul Deep, “porque todos estavam se inscrevendo”.
Contudo, sua saída aconteceu dois anos depois já que a banda não estava indo a lugar algum. Pouco tempo passou e ela estava com um contrato assinado com a Gut Records, onde escreveu diversas obras que não foram lançadas, já que a empresa faliu.
Neste momento, uma chave virou em sua cabeça e ela decidiu se mudar para a América, grande monopólio das produções artísticas, para ver o que conseguia por lá.
Sonho americano
Com os pés na América, Jessie J apostou em pequenos shows em estabelecimentos locais. Quando se deu conta, estava abrindo apresentações de artistas em ascensão na época – o que também servia de vitrine para o seu trabalho, que estava começando a gerar destaque na indústria.
Entre alguns espetáculos em que ela já abriu, estão Cyndi Lauper, Chris Brown e diversos outros.
Paralelamente, a jovem cantora também ganhou notoriedade através de seus covers no Youtube.
Primeiro álbum de estúdio
Em 2011, o mundo teve acesso ao chamado “Who You Are”, álbum de estreia de Jessie J. Ao todo, o trabalho levou cerca de 6 anos para ser lançado, mas toda a espera valeu a pena. A britânica chegou com os dois pés na porta com o single “Price Tag”, um de seus maiores sucessos até hoje.
No entanto, outros grandes hits também se juntam a lista, como o icônico “Do It like a Dude”, onde Jessie apresentou uma nova versão de si, abandonando a imagem de ‘boa mocinha’. Ademais, ela também exibiu seus sentimentos mais vulneráveis em “Who You Are”, mesmo título do trabalho.
Em uma entrevista, ela explicou que a obra captura um momento em que ela se perguntava se aguentaria todo o peso da fama. “Essa música aconteceu em um momento da minha vida que eu estava tipo: ‘Oh, não consigo fazer isso. É demais’. E não é fácil, sabe? Mas eu fico pensando que se fosse [fácil], seria chato. E fico feliz que escrevi sobre isso. São três minutos e meio de uma música que eu precisava escrever, precisava ouvir e ter como uma terapia”.
Discografia completa:
- Who You Are (2011)
- Alive (2013)
- Sweet Talker (2014)
- R.O.S.E. (2018)
- This Christmas Day (2018)
Hits mais memoráveis
Você com certeza já ouviu alguma música de Jessie J. Ela não saia do topo das paradas e se consolidava a cada lançamento como uma estrela pop. Confira, abaixo, alguns de seus muitos hits:
Price Tag
Bang Bang
Domino
Prêmios de Jessie J
Ao longo de quase duas décadas de carreira, Jessie J acumula prêmios, títulos e números notórios. Assim, confira alguns:
- 1 nomeação no Grammy Awards, com Melhor Performance Pop Duo/Grupo com a canção “Bang Bang”.
- 1 prêmio do Brit Awards por Escolha da Crítica em 2011;
- Ficou em primeiro lugar entre as 10 cantoras mais bem pagas de 2024 segundo a People With Money, com $58 milhões calculados em rendimentos combinados.
- Mais de 20 milhões de discos vendidos em todo o mundo.
Passagens pelo Brasil
A última passagem de Jessie J pelo Brasil aconteceu em 2022, em grande estilo. Isso porque a artista se apresentou no Rock in Rio como uma das atrações principais do Palco Sunset, levando uma multidão para ver sua apresentação. Entretanto, essa não foi a primeira vez dela no festival, nem no palco. Em 2019, lá estava ela no mesmo local.
E não para por aí: a cantora também performou na edição de 2013, no Palco Mundo. Como ainda estava fresca na indústria, ela recheou o repertório com vários covers, incluindo “I Don’t Wanna Miss a Thing” (famosa com o Aerosmith).
E 2024 marcará mais uma passagem da britânica por aqui. Ela se apresenta no dia 30 de abril, no Espaço Unimed, em São Paulo. Ademais, a abertura do show ficará sob a responsabilidade de outro artista internacional: a popstar Lauren Jauregui.
Leia também: Madonna, a Rainha do Pop que permanece em alta após 4 décadas