Madonna, a Rainha do Pop que permanece em alta após 4 décadas

Conheça a história de Madonna Louise Ciccone.

Madonna Louise Ciccone, mais conhecida apenas como Madonna, é uma cantora, compositora, produtora musical, atriz, escritora, dançarina e empresária norte-americana. Ademais, ainda carrega o poderoso título de Rainha do Pop, em razão de seu poder e influência neste gênero.

Nascida em Michigan, nos Estados Unidos, a cantora cresceu sem a mãe, que morreu quando ela ainda era jovem. Assim, em entrevistas sobre sua infância, Madonna se via como uma criança assustada, visto que sua estrutura familiar era desregulada:

“Minha vida familiar foi interrompida porque todos os meus irmãos e irmãs foram transferidos para outras pessoas, alguns parentes mais fracos, alguns vizinhos nojentos… minha família foi separada por um longo tempo e eu não tinha senso de segurança”.

Contudo, isso só serviu de combustível para a cantora se tornar um símbolo de força – termo que se mantém presente em inúmeras composições musicais dela. Contudo, sua carreira não começou com os microfones, mas nas pistas como dançarina – ela participou dos grupos Breakfast Club e Emmy antes dos anos 90. Assim, sua aventura como cantora só aconteceu em 1982, quando assinou um contrato com a gravadora Sire. No ano seguinte, o mundo começou a ouvir falar do nome Madonna.

Madonna, seu álbum de estreia

Madonna chegou com os dois pés na porta com seu álbum de estreia, lançado em 1983 e que carrega seu nome. O primeiríssimo single se deu com “Everybody“. O segundo foi com “Burning Up“. Aliás, “Borderline‘ também integra esta lista.

Mesmo nas primeiras entrevistas com os maiores veículos de entretenimento e comunicação do mundo, ela não deixava sua personalidade provocativa de lado – assim como já era exibida em seus videoclipes. Ademais, ela igualmente não escondia sua principal motivação para ir à Nova York (e consequentemente embarcar na indústria artística): dinheiro e fama.

Voltando ao seu primeiro disco, o trabalho desempenhou bons números em aspectos comerciais. Ele ficou entre as dez melhores posições em diversos países, como Austrália, França, Nova Zelândia e Reino Unido. Nos Estados Unidos, Madonna atingiu a oitava colocação na Billboard 200 após pouco mais de um ano de seu lançamento, e vendeu 2 milhões e 800 mil unidades neste período.

Em 1985, a artista também se lançou nas telonas, protagonizando o filme “Procura-se Desesperadamente Susan”.

Aliás, saiba mais sobre: Sabia que Madonna já atuou? Veja alguns filmes com ela

Discografia completa

  • Madonna (1983)
  • Like a Virgin (1984)
  • True Blue (1986)
  • Like a Prayer (1989)
  • Erotica (1992)
  • Bedtime Stories (1994)
  • Ray of Light (1998)
  • Music (2000)
  • American Life (2003)
  • Confessions on a Dance Floor (2005)
  • Hard Candy (2008)
  • MDNA (2012)
  • Rebel Heart (2015)
  • Madame X (2019)

Prêmios, conquistas, títulos e outros números

A grandiosidade de Madonna se traduz em sua enorme coleção de prêmios e títulos recebidos durante sua jornada profissional. Segundo o Guiness Book, ela soma mais de 340 troféus, incluindo American Music Awards, Airon Music Awards, Grammy Awards e Billboard Awards.

  • Assim, ela já foi nomeada 28 vezes ao Grammy, vencendo 7 prêmios;
  • 14 álbuns de estúdio lançados;
  • Já vendeu mais de 400 milhões de discos;
  • 6.596.339.336 visualizações, além de 6,95 mi de inscritos, no Youtube;
  • Em 2023, sua fortuna foi avaliada pela Forbes em US$ 580 milhões.

Polêmicas

Com uma personalidade forte, a carreira de Madonna foi marcada por diversas polêmicas ao longo dos anos. Veja, abaixo, algumas:

Madonna x Igreja Católica

Marcada por ser uma pessoa que não abaixa a cabeça para nada nem ninguém, Madonna já mexeu em vespeiros perigosos, incluindo a Igreja Católica. Assim, desde seus primeiros videoclipes, a cantora já aprecia utilizando de adereços religiosos, como crucifixos, em adição aos seus looks extravagantes.

No entanto, foi no lançamento de “Like a Prayer” que ela chutou o balde. Em algumas cenas, gravadas em uma igreja, há estruturas de cruz em chamas, danças com santos, além de muito simbolismo. Não é à toa que alguns países chegaram a proibir a exibição do clipe.

Beijo no VMAs

O Vídeo Music Awards de 2003 ficou marcado na história. O evento contou com grandes performances, incluindo uma conjunta entre Madonna, Britney Spears e Christina Aguilera.

A apresentação começou com o hit “Like a Virgian”, mas sem a presença da Rainha do Pop. Ela foi introduzida quando “Hollywood” começou a tocar. Além do trio de peso, outro fator contribuiu para tornar o momento inesquecível: ao final do show, Madonna beijou as duas cantoras.

40 anos de carreira e a The Celebration Tour

Em comemoração aos 40 incríveis anos de sua carreira, Madonna anunciou a “The Celebration Tour”. A agenda de shows começou em 14 de outubro de 2023, na The O2 Arena, em Londres. O encerramento será no Brasil, na Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, com uma apresentação gratuita. Ao todo, 81 concertos marcaram o projeto, incluindo cidades da América do Norte e Europa.

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Bonus Track (@bonustrack.live)

Ademais, o espetáculo é dividido em vários atos que passeiam pelos maiores hits de sua discografia. Entre alguns exemplos, estão: “Like a Prayer”, “Hung Up”, “La Isla Bonita” e diversos outros.

Algumas participações especiais marcaram presença em determinados shows, como é o caso de Kylie Minogue, que subiu ao palco para cantar com Madonna. A rapper Cardi B e o cantor Ricky Martin foram apenas dois dos muitos artistas que participaram do icônico desfile “Vogue”. Katy Perry também publicou um vídeo recentemente onde aparecia curtindo o evento com alguns amigos.

Passagens de Madonna pelo Brasil

Madonna já veio ao Brasil três vezes. Sua estreia em solo brasileiro aconteceu há pouco mais de 30 anos, em 1993. Na época, ela se apresentou com a turnê “The Girlie Show”, no Morumbi, para uma casa cheia: cerca de 88 mil pessoas vieram prestigiar a Rainha do Pop. Aliás, o público presente marcou o maior montante registrado da turnê dela até aquele momento.

Em 2008, ela retornou com o espetáculo “Sticky & Sweet”. Muitos se recordam desta era pelas famosas vestimentas pretas e sensuais que a cantora utilizou enquanto cantava. Nesta passagem, ela aumentou sua agenda, realizando três shows na capital paulista e dois na cidade maravilhosa.

Quatro anos depois, a Rainha do Pop estava de volta. Trazendo a turnê “MDNA”, a diva pop novamente se apresentou manteve a tradição de passar por São Paulo e Rio de Janeiro, mas também estreou em Porto Alegre. Esta vinda também marcou uma maior produção do trabalho da artista, com cenários gigantescos instalados no palco, dançarinos de apoio e telões brilhantes.

Novos conteúdos

Relacionados

Relacionados