Scorpions ganhou um disco de ouro no Brasil pelo single “Wind of Change”

A clássica música “Wind of Change” deu ao Scorpions mais um disco de ouro no Brasil, após mais de três décadas de seu lançamento. A informação saiu na mais recente atualização da Pró-Música Brasil, antes conhecida como Associação Brasileira dos Produtores de Discos (ABPD). Sobretudo, a entidade privada representa as principais gravadoras do mercado sonoro do país.

A canção, muito conhecida pelo seu assovio icônico e chiclete, é considerada um hino não oficial da abertura do mundo soviético para o ocidente. Em 1989, a banda alemã participou do Moscow Music Peace Festival, junto a Bon Jovi, Mötley Crüe, Ozzy Osbourne, Skid Row e Cinderella. Além disso, alguns nomes locais como Gorky Park, Nuance e Brigada participaram do evento.

Sobre a história de Wind Of Change

Nos últimos anos da década de 1980, o mundo testemunhou uma série de eventos históricos que culminaram na queda do Muro de Berlim em novembro de 1989 e no colapso do bloco soviético. A Guerra Fria estava chegando ao fim e uma nova era de transformação estava começando.

Nesse contexto de mudança geopolítica, os Scorpions lançaram “Wind of Change” como uma reflexão poética sobre os ventos de transformação que varriam o mundo na época. A letra, escrita pelo vocalista da banda, Klaus Meine, ecoava os sentimentos de esperança e otimismo em face do desconhecido. Posteriormente, a canção ganhou as pessoas, especialmente na Europa Oriental, onde se tornou um símbolo de liberdade e mudança.

A faixa não era apenas uma música, mas também um catalisador cultural que inspirava as massas a acreditar em um futuro diferente e mais livre. Sua mensagem de união e esperança se espalhou rapidamente, tornando-se um hino para os movimentos pró-democracia em todo o mundo.

A faixa entrou no álbum “Crazy World”, de 1990. 11º trabalho de estúdio, vendeu mais de 7 milhões de cópias em todo o mundo, se tornando o segundo disco mais comercializado da carreira do quinteto, atrás apenas de “Love at First Sting” (1984). Também foi o último a ganhar disco de ouro nos Estados Unidos.

Hoje, o renomado sucesso de 1990, já soma mais de 1 bilhão de views no Youtube e cerca de 700 milhões de streams no Spotify.

Leia também: Shakira realiza show gratuito em Nova York para multidão

Novos conteúdos

spot_img

RELACIONADOS

Relacionados