Amaury Lorenzo estreia em São Paulo com peça “A Luta”, inspirada em “Os Sertões”

Após conquistar o público na televisão em papéis marcantes como Ramiro, de Terra e Paixão, e Gilmar, da atual Três Graças, o ator Amaury Lorenzo chega aos palcos de São Paulo com o solo “A Luta”, a partir de 21 de novembro, no Teatro BDO Jaraguá. A montagem, dirigida por Rose Abdallah e adaptada por Ivan Jaf, mergulha na terceira parte do clássico Os Sertões, de Euclides da Cunha, que retrata a Guerra de Canudos.

A força de Os Sertões

Os sertões | Amazon.com.br

Publicado em 1902, Os Sertões é uma das obras mais importantes da literatura brasileira. Nela, Euclides da Cunha descreve com rigor científico, sensibilidade e indignação o sertão nordestino e o conflito entre o exército republicano e os seguidores de Antônio Conselheiro. Dividido em três partes — A Terra, O Homem e A Luta —, o livro combina jornalismo, sociologia e literatura para revelar um país em formação, dividido entre o litoral “civilizado” e o interior “atrasado”, entre fé e razão, progresso e tradição.

Na adaptação de Ivan Jaf, A Luta assume uma dimensão simbólica e contemporânea, transformando a guerra de Canudos em um espelho das contradições do Brasil. Em cena, Amaury Lorenzo encarna o drama humano e coletivo de uma nação em conflito consigo mesma, dando corpo e voz à narrativa de Euclides com intensidade e lirismo.

Segundo a diretora Rose Abdallah, “A Luta é uma guerra arquetípica, mitológica, portanto, será sempre atual para entender a formação do Brasil. É uma peça para nos questionar enquanto sociedade. O retumbante fracasso dos dois lados, com a violência sem sentido de ambos, é o resultado da nossa triste ignorância que infelizmente perdura.”

Com indicação etária de 14 anos e duração de 60 minutos, o espetáculo promete emocionar e provocar reflexão sobre temas como intolerância, desigualdade e identidade nacional.

Serviço

Local: Teatro BDO Jaraguá – Rua Martins Fontes, 71, Centro (Metrô Anhangabaú)
Estreia: 21 de novembro de 2025 (sexta-feira), às 22h
Temporada: de 22 de novembro a 21 de dezembro de 2025
Horários: sábados, às 21h | domingos, às 19h
Gênero: Solo dramático
Ingressos: R$ 150 (inteira) | R$ 75 (meia)
Duração: 60 minutos
Classificação: 14 anos
Informações: (11) 2802-7075

Novos conteúdos

spot_img

RELACIONADOS

Relacionados