O Journey preocupou os fãs brasileiros na última semana. Sem muitas explicações, a banda cancelou a turnê em comemoração aos 50 anos de carreira que realizaria pelo Reino Unido e Irlanda neste ano. Ao todo, seriam 11 shows durante os meses de outubro e novembro.
Um comunicado enviado aos compradores alegou “circunstâncias que fugiram do controle da banda”. Disse a nota:
“Devido a circunstâncias além do controle da banda, a turnê do Journey pelo Reino Unido e Irlanda foi infelizmente cancelada. O reembolso acontecerá por meio do ponto de compra.”
Apesar da falta de informações, acredita-se que a atitude tenha relação direta com a briga de dois integrantes, que entraram em mais uma disputa na justiça. Recentemente, chegou a público que o tecladista Jonathan Cain processou novamente o guitarrista e membro fundador Neal Schon por gastos excessivos.
Diante da situação, surgiram dúvidas quanto à participação da banda no Rock in Rio. Sobretudo, o grupo será uma das atrações principais no dia 15 de setembro, no que marcará seu primeiro show por aqui em 13 anos.
Assim, por meio do perfil oficial nas redes sociais, o Journey acalmou os admiradores e confirmou novamente que tocará no festival brasileiro. Um texto assinado por Schon destacou:
“Amigos da América do Sul! Estamos animados para vê-los novamente muito em breve! Vejo vocês em setembro no Rock in Rio, no Brasil, e em Santiago, no Chile, no dia 17 de setembro, com nossos irmãos do Deep Purple! Vocês já têm seus ingressos?”.
Neal Schon, guitarrista do Journey, acalmou os fãs da América do Sul e disse que os shows da banda no Brasil (Rock in Rio) e no Chile estão confirmados.
O Journey tem cancelado vários shows. Schon está em briga na Justiça com o tecladista Jonathan Cain por questões financeiras. pic.twitter.com/03PTFNmwQZ
— José Norberto Flesch (@jnflesch) August 9, 2024
Aliás, já nesta segunda-feira (12), o membro também publicou no X/Twitter:
“O cancelamento [da turnê no Reino Unido e na Irlanda] não tem nada a ver com o processo movido por Jon Cain. Aconteceram outras questões das quais não posso falar neste momento.”
The cancellation has nothing to do with the litigation Jon Cain filed. There were other issues I cannot speak of at this point.
— NEAL SCHON MUSIC (@NealSchonMusic) August 11, 2024
Journey no Brasil
Sobretudo, o Journey sobe ao palco do Rock in Rio no mesmo dia que o Avenged Sevenfold, Evanescence, Deep Purple, Incubus e mais. Os ingressos seguem disponíveis na Ticketmaster.
Até então, a única passagem da banda por aqui havia ocorrido em 2011. “Freedom”, disco mais recente do grupo, saiu em julho de 2022. Recentemente, à Classic Rock, Jonathan Cain revelou que os músicos trabalhavam em material novo:
“No momento, estamos tocando apenas uma faixa do disco ao vivo [‘Let It Rain’], mas estamos trabalhando em uma música nova, totalmente inédita. Se der, podemos tocar essa também. Veremos. Se for bem recebida, então quem sabe… pode ser um single.”