Brian Wilson, cofundador da lendária banda Beach Boys, morreu aos 82 anos. A notícia chegou nesta quarta-feira (11), por meio de um comunicado publicado pela família do astro nas redes sociais.
Em vida, Wilson marcou a indústria musical ao lado do grupo, em atividade desde 1961. Contudo, o vocalista continuou se apresentando com os demais membros da banda mesmo após o fim da banda, com sua última apresentação acontecendo há três anos.
Abaixo, relembre os principais destaques:
Como foi o último show de Brian Wilson
Era 26 de julho de 2022 e Brian Wilson, Al Jardine e Blondie Chaplin subiam ao palco do Pine Knob Music Theatre, em Miami, nos Estados Unidos, como encerramento da turnê “The 2022 U.S. Summer Tour”.
Conforme o site Setlist.FM, o trio tocou 20 canções, incluindo alguns dos maiores hits dos Beach Boys, como “Surfin’ U.S.A”, “Good Vibrations”, “Wouldn’t It Be Nice” e “Don’t Worry Baby”.
Brian estava comandando os teclados de um piano branco, vestindo uma camisa de botões rosa. Sua expressão era séria, mas também era possível notar a concentração nos momentos de tocar o instrumento. Quem assumiu os vocais foi Jardine, que vez e outra interagia com a plateia.
Contudo, Wilson soltou a voz ao som de “God Only Knows“, assumindo completamente o microfone, enquanto os demais membros acompanhavam em seus respectivos instrumentos.
O resto do concerto seguiu sem outras grandes novidades, fechando com “Fun, Fun, Fun”, lançada em 1964. Depois disso, Brian May ficou fora dos holofotes. No início de 2024, ele recebeu o diagnóstico de um distúrbio neurocognitivo semelhante à demência. Mais recentemente, em maio do último anos, ele foi colocado sob tutela legal.


