No dia 10 de novembro de 2017, Taylor Swift lançava o seu sexto álbum de estúdio, “reputation”. Com elementos de R&B e produção de Jack Antonoff, o disco trouxe uma cantora “vingativa”, com um conceito marcado por cobras, cores escuras e uma personalidade mais “sombria”.
Aliás, o disco aborda a confusão com Kanye West e a então esposa Kim Kardashian em 2016, além do início do namoro com o ator Joe Alwyn – de quem separou no ano passado. Também representou seu comeback na indústria após três anos. “Look What You Made Me Do”, “End Game”, Delicate” e “…Ready for It?” são alguns dos sucessos presentes no trabalho.
Por isso, sem dúvida, a regravação do “reputation (Taylor’s Version)” é uma das mais esperadas da loirinha.
Contexto para a regravação
Contextualizando, depois que deixou a gravadora Big Machine Records em 2018, a estrela revelou uma briga envolvendo a empresa. Em suma, a cantora perdeu os “masters”, tipo de direito autoral, de seus primeiros álbuns, que acabaram comprados pelo empresário Scooter Braun. Ao longo de um comunicado, ela contou:
“As músicas que compus no chão do meu quarto e vídeos que sonhei e paguei do dinheiro que ganhei tocando em bares, clubes, arenas e estádios. Fiquei sabendo que o Scooter Braun se tornou dono dos meus originais junto com todo o mundo […]. Agora Scooter me despiu do trabalho de minha vida e que eu não tive oportunidade de comprar. Essencialmente, o legado de minha música está prestes a ir para as mãos de alguém que tentou acabar com ele.”
Por isso, a artista decidiu regravar o seu catálogo, para ter total posse e decisão sob as faixas. Intituladas “Taylor’s Version”, as novas edições passaram a ser liberadas em 2021, com novas sessões de foto, músicas extras e inéditas, apelidadas de “From The Vault”, além de parcerias, com o intuito de receber atenção do público. Algumas também acabaram licenciadas em produções cinematográficas.
Tudo que já sabemos sobre o “reputation” (Taylor’s Version)
Ed Sheeran não havia gravado sua participação até ano passado
Em agosto do ano passado, Ed Sheeran afirmou que ainda não havia regravado sua participação na faixa “End Game”. A canção saiu como single do disco e também conta com a colaboração do rapper Future.
Faixas extras são “incríveis”
No fim de 2023, a própria cantora descreveu as faixas extras, chamadas de “From The Vault”, de incríveis, em entrevista à Time. Porém, para a tristeza dos fãs, não revelou qualquer outro detalhe.
Prévias de “Delicate” e “Look What You Made Me Do”
Até o momento, um trecho de “Delicate (Taylor’s Version)” chegou a público. A faixa apareceu rapidamente em uma cena da série “O Verão Que Mudou Minha Vida” em agosto do ano passado. Por sua vez, “Look What You Made Me Do” (Taylor’s Version) marcou presença no trailer da produção “Wilderness”. Ouça abaixo: