6 artistas nacionais presentes no Lollapalooza Brasil 2024

O Lollapalooza Brasil está prestes a dar início à sua edição de 2024, marcando uma notável evolução desde sua estreia há 12 anos. Com um aumento impressionante no número de artistas brasileiros no line-up, o festival triplicou sua representatividade nacional, passando de 15 para 46 nomes em sua programação. 

Essa expansão reflete não apenas um crescimento quantitativo, mas também uma mudança significativa na composição do evento. Em 2012, os artistas brasileiros representavam apenas 41,6% do total de atrações, em contraste com os 59,7% que compõem o line-up deste ano.

A primeira edição do Lollapalooza Brasil, sediada no Jockey Clube de São Paulo e realizada ao longo de dois dias, apresentou grandes atrações internacionais como Foo Fighters, Arctic Monkeys e Jane’s Addiction, ao lado de uma modesta seleção de artistas brasileiros, incluindo O Rappa. Inegavelmente, a diferença em relação à edição desse ano chama muita atenção.

Para esquentar os ouvidos dos ouvintes da Alpha, separamos seis nomes nacionais que prometem agitar o público presente no Lollapalooza 2024. Confira as lista abaixo!

Gilberto Gil 

Gilberto Gil é uma das figuras mais proeminentes da música brasileira e uma personalidade multifacetada. Nascido em 26 de junho de 1942 em Salvador, Bahia, Gil emergiu como um dos principais expoentes do movimento da Tropicália na década de 1960. Esse movimento artístico e musical desafiou as convenções tradicionais e mesclou influências diversas, incluindo a música popular brasileira, rock, música folclórica e elementos da cultura pop.

Vai ser a primeira vez que o renomado cantor irá participar do Lollapalooza.

 

Titãs

Ao longo da história do Rock nacional, já vimos bandas como RPM, Planet Hemp, NX Zero, Restart, Ira! e Los Hermanos encerrarem suas atividades e, anos depois, voltarem para, ao menos, uma última turnê com suas respectivas formações clássicas. Todas as reuniões citadas foram muito bem-sucedidas, mas nenhuma delas foi um colosso nas mesmas proporções da turnê Titãs Encontro.

Desde abril do ano passado, os Titãs Nando Reis, Arnaldo Antunes, Paulo Miklos, Branco Mello, Tony Belloto, Sérgio Britto e Charles Gavin vêm excursionando juntos pela primeira vez em mais de 30 anos. A turnê seria, inicialmente, composta por apenas dez shows, mas a qualidade do espetáculo e o sucesso de público foram tão estrondosos que as dez apresentações se tornaram mais de 40.

Por isso, o show da banda no Lollapalooza 2024 é, inegavelmente, um dos mais imperdíveis da programação do evento. Será, provavelmente, a última chance de assistir aos sete membros clássicos do grupo juntos no mesmo palco e conferir toda a essência de um show dos Titãs. Com certeza, será um momento antológico para a música nacional, e também a consagração de uma turnê que já entrou para a história, como uma das maiores já feitas por artistas brasileiros.

 

Baiana System

Para quem esteve na edição de 2017, sabe muito bem que o grupo brasileiro se destacou na oportunidade. Quem caiu no bloco no Autódromo de Interlagos foi brindado com a participação de B Negão e com solos de guitarra baiana, presente desde o surgimento dos trios elétricos em Salvador. No BaianaSystem, o pequeno instrumento está a serviço do ritmo jamaicano, sem deixar de lado as referências baianas.

A folia no Lolla contou até com fã do Metallica, de camiseta preta, mexendo os braços em “Playsom”, versão que no estúdio conta com Márcio Victor, do Psirico, na percussão. 

Criada em 2009, a banda ganhou fama no Nordeste ao recriar sonoridades que deram origem ao axé na Bahia. O grupo mistura a guitarra baiana com o sound system (sistema de som popularizado na Jamaica). O sucesso nacional veio nos últimos anos, principalmente depois de “Playsom” ser incluída na trilha sonora do jogo Fifa 2016.

Assim, agora em 2024, a banda brasileira ganha nova oportunidade de agitar os milhares que estarão em Interlagos.

 

DAY LIMNS

Quatro meses após entregar ao público o disco “VÊNUS≠netuno” (2023), DAY LIMNS ainda tem muito do projeto para mostrar aos fãs, inclusive performances que eles nunca viram. Essa apresentação mais aprofundada do álbum será feita em uma ocasião pra lá de especial. DAY está prestes a fazer sua estreia nos palcos do Lollapalooza, em São Paulo, no próximo dia 23.

Sobre sua participação no Lolla, Day compartilhou seus sentimentos, admitindo sentir uma mistura de animação e nervosismo, mas determinada a aproveitar cada momento. Ela enfatizou a importância de se desligar das expectativas e simplesmente viver o presente, algo que aprendeu observando entrevistas da cantora Pitty, que também a inspirou por sua trajetória no rock brasileiro.

 

Benziê

Benziê é um duo musical brasileiro composto pelos artistas Anna Penteado e Rodrigo Gorky, ambos oriundos de São Paulo. Eles ganharam destaque na cena musical brasileira com uma abordagem inovadora que mescla elementos de pop, eletrônica e ritmos brasileiros, criando uma sonoridade única e envolvente.

Anna Penteado é cantora e compositora, enquanto Rodrigo Gorky é produtor musical e DJ. Gorky. Por outro lado, é conhecido por seu trabalho com artistas como Bonde do Rolê, o que ajudou a alavancar a visibilidade do duo.

Em uma entrevista ao Jornal do Belém, eles contaram um pouco sobre a expectativa de se apresentar no festival. “A expectativa é que vai ser, com certeza, o melhor show da nossa vida até agora. Vamos entregar tudo, o nosso melhor. Vemos o festival como uma oportunidade para abrir as portas para outros festivais pelo país. É como uma validação de que o que nós produzimos é legal, agrada o público.”

 

Manu Gavassi

Manu Gavassi é uma cantora, compositora, atriz e escritora brasileira que ganhou destaque na indústria do entretenimento desde muito jovem. Nascida em São Paulo, em 4 de janeiro de 1993, Manu começou sua carreira artística como atriz, participando de várias produções televisivas, como novelas.

No entanto, foi em 2009 que ela começou a ganhar notoriedade nacional ao participar da segunda temporada do reality show “Ídolos”, da Rede Record. Embora não tenha vencido o programa, sua participação ajudou a impulsionar sua carreira musical. No mesmo ano, lançou seu álbum de estreia auto intitulado, “Manu Gavassi”, que apresentava um estilo pop adolescente e alcançou sucesso moderado.

Agora em 2024, a jovem ganha uma chance de ouro para se destacar mais ainda em sua carreira musical. Nas redes sociais, a cantora mostra como está empolgada e preparada para este momento único e novo em sua trajetória.

 

O Lollapalooza 2024 acontece nos dias 22, 23 e 24 deste mês. Os ingressos para o festival ainda estão sendo comercializados e você pode garantir o seu através do site da Ticketmaster.

Leia também: Como foi a primeira edição do Lollapalooza no Brasil?

Novos conteúdos

Relacionados

Relacionados