Taylor Swift é eleita a 2ª maior popstar do século 21, segundo a Billboard

Billboard revelou mais uma posição de sua lista que ranqueia os 25 maiores popstars do século 21. A seleção, feita pela equipe da empresa, já nomeou nomes como Katy PerryEd Sheeran, Bad Bunny, One Direction, Lil Wayne, BTS, Bruno MarsThe Weeknd, Shakira, Jay-Z, Miley Cyrus, UsherAdeleAriana GrandeJustin Bieber, Kanye West, Britney SpearsLady Gaga, Drake e Rihanna. Agora, ocupando a 2ª posição, está Taylor Swift.

Atualmente, Swift é dona da maior turnê do mundo, a “The Eras Tour”. De acordo com a Billboard, este evento musical está estimado a arrecadar mais de US$ 1 bilhão em venda de tíquetes. Aliás, há exatamente um ano a dona de “Anti-Hero” finalizava sua série de shows no Brasil.

O legado de Taylor Swift na indústria musical

Embora atualmente seja conhecida como um dos maiores nomes do pop, Taylor Swift começou sua carreira como cantora country. Nascida na Pensilvânia, a cantora se mudou aos 14 anos para Nashville, a fim tentar carreira no country. Assim, o diretor-executivo Scott Borchetta a “descobriu” em 2004 e passou a gerenciá-la na gravadora Big Machine.

Então, em 2006, disponibilizou o seu primeiro álbum de estúdio homônimo. À época, para promovê-lo, passou a abrir shows de artistas como George Strait, Brad Paisley, Tim McGraw e Faith Hill. Porém, tudo mudou em 2008, quando lançou o seu segundo disco, “Fearless”.

Com o projeto, a cantora emplacou os seus primeiros hits: “Love Story” e “You Belong With Me”. Também embarcou em sua primeira turnê própria, inclusive com datas em estádio. Pelo material, ela ganhou seu primeiro Grammy de “Álbum do Ano”, sendo, então, a artista mais jovem a vencer a categoria, aos 19 anos.

No terceiro álbum de Swift, “Speak Now”, ela é creditada como a única compositora das canções.

Em 2012, disponibilizou seu quarto álbum de estúdio, “Red”, com produção de Max Martin e Shellback, queridos do pop. Do disco, saíram os sucessos “I Knew You Were Trouble”, “22” e “We Are Never Ever Getting Back Together”, que já mostravam um pé no estilo citado.

A transição de gênero musical ocorreu de fato com o sucessor “1989” (2014). Após perder o troféu de “Álbum do Ano” com o projeto anterior, ela decidiu sair da zona de conforto e explorar novas sonoridades – mesmo que a sua gravadora não estivesse satisfeita com a mudança. Ainda, fez com que Taylor Swift ganhasse pela segunda vez a categoria de “Álbum do Ano”, tornando-se a única mulher a conseguir o feito.

A era após o cancelamento

Em 2016, Taylor sofreu uma onda de ódio após se envolver em uma polêmica com o cantor Kanye West. Ao receber um ódio descomunal nas redes sociais, ela preferiu sumir dos holofotes por um bom tempo, até retornar com o álbum “reputation” (2017). Com elementos do R&B, o disco trouxe uma cantora “vingativa”, com um conceito marcado por cobras, cores escuras e uma personalidade mais “sombria”.

Taylor Swift voltou para o seu estado “natural” em “Lover” (2019), cujo primeiro single, “ME!”, foi uma parceria com o vocalista Brendon Urie, do Panic! at the Disco. Sobretudo, o trabalho saiu pela gravadora Republic Records, a “nova casa” da estrela.

Ela deixou a Big Machine em 2018 e, posteriormente, revelou uma briga envolvendo a empresa. Em suma, a cantora perdeu os “masters”, tipo de direito autoral, de seus primeiros álbuns, que acabaram comprados pelo empresário Scooter Braun.

Por conta desse trâmite, Swift resolveu regravar sua discografia vendida, desde o disco homônimo “Taylor Swift” até o “reputation”, a fim de ter total posse e decisão sob as faixas. Assim, nasceram as famosas “Taylor’s Version”. Até o momento, ele já regravou os álbuns “Fearless”, “Speak Now”, “Red” e “1989”.

Ainda, as coletâneas da diva pop não acabam por aí. Em 2020, durante a pandemia da Covid-19, Swift usou a quarente para criar de maneira natural e não planejada dois álbuns de estúdio: “folklore” (2020) e “evermore” (2020). Para completar, com o primeiro dos discos, ganhou mais uma vez o prêmio de “Álbum do Ano”.

Nos anos seguintes, ela lançou “Midnights”, em 2022, que também conquistou “Álbum do Ano”, agora, sendo a única artista da história com quatro vitórias. Mais recentemente, ela disponibilizou o seu décimo primeiro álbum de estúdio, “The Tortured Poets Department”. Com 31 faixas, o disco é o mais vendido de 2024.

Sobre a “The Eras Tour”

Para completar o sucesso estrondoso, desde 2023, Taylor Swift está levando a “The Eras Tour” para inúmeros lugares do mundo – inclusive, o Brasil. Como diz o nome, a série de shows celebra todas as fases de sua carreira e, em um espetáculo de três horas e meia, mostra a cantora relembrando faixas de cada um de seus discos – apresentados ao público por meio de atos.

Novos conteúdos

spot_img

RELACIONADOS

Relacionados