Cabelos cacheados: Mitos e Verdades

São tantos tipos, texturas, alguns tem o aspecto de mola, outros começam a encaracolar no meio do fio, uns mais abertos, outros fechados. Quando estão em pauta, é normal que surjam dúvidas. O crescimento é mesmo demorado? Comparado aos outros tipos de cabelos, é mais difícil de cuidar?

Hoje, vamos esclarecer sobre mitos e verdades mais frequentes sobre cabelos crespos e cacheados.

Demora muito para crescer?

Isto é um mito! Você já deve ter percebido que os cachos ficam bem maiores quando esticados, né? O tipo de cabelo não influencia no crescimento, todos crescem em média 1 milímetro a cada três dias.

Entretanto, o fator encolhimento é uma característica dos fios encaracolados que causa a impressão de serem bem menores. Quem se incomoda com o fator pode usar cremes mais leves para evitar a definição extrema, e para quem não deixa o secador de lado na hora de finalizar os cabelos, o processo é bem simples: Seque normalmente até que os fios fiquem úmidos, logo em seguida separe os cachos com os dedos, essa técnica evita que os fios fiquem mais encolhidos.

Ah! Não se esqueça do protetor térmico.

Devido ao formato encaracolado, os cachos não recebem todo o óleo do couro cabeludo e podem sofrer mais com o calor, aplique o protetor com os fios ainda úmidos.

Quantidade não é sinônimo de definição!

Quem nunca deixou os cabelos brancos de tanto creme? Mas se você pensa que dessa forma fará com que fiquem mais definidos, está se iludindo.

O excesso de produtos deixa seu cabelo ultra pesado e opaco. Para fios mais alinhados, espalhe uma quantidade moderada de um finalizador mais denso e espalhe bem, evitando a região da raiz para evitar caspas e deixar as madeixas com mais movimento.

Ah! Não se esqueça de hidratar os fios ao longo da semana, somente a finalização não faz milagres!

É mesmo difícil de cuidar?

Não exatamente, cada textura precisa de uma atenção diferente, você sabia?

A curvatura dos cachos não facilita que o óleo natural chegue até as pontas dos fios, fazendo com que o cabelo crie nós, embarace e fique mais ressecado. Por ser naturalmente mais fino, o ideal é não lavar todos os dias, dessa forma o óleo terá mais tempo para percorrer até as pontas.

Hidrate semanalmente para evitar que os fios fiquem danificados e fuja da água quente! Além de sensibilizar os cabelos faz com que fiquem porosos e com aspecto ressecado.

Descolorir pode acabar com a definição?

Muito cuidado! É um dos processos mais agressivos que existe. Além de ressecar os fios, pode fazer com que fiquem sem definição. Por ser mais frágil, mesmo com uma quantidade mínima de produto químico é possível perder os cachos. O processo é feito com uma série de composições, quando agem nos fios quebram a pigmentação natural da cor, deixando os cabelos mais claros e mais danificados. Mas calma! Para amenizar os danos, esteja com o cronograma capilar em dia, use e abuse de linhas hidratantes.

Alisou já era?

Quem quer mudar radicalmente o visual optando por um alisamento permanente, fique atento!

Os alisantes agem de forma profunda, abrindo as cutículas e modificando a estrutura da fibra capilar. Algumas cacheadas usam a química por alguns minutinhos apenas para abrir os cachos, mas não importa se o produto agiu por alguns minutos ou por um longo período: o cuidado é redobrado e o uso de hidratantes, indispensável! Dependendo do tipo de curvatura e do produto, químicas alisantes duram em média 4 meses, após este período o cabelo fica totalmente sem definição. Se o arrependimento bater na porta e quiser se desfazer da parte lisa, a solução é a tesoura, hidratação e claro, ficar longe de fontes de calor como chapinha e secador.

Victória Ana da Silva

Redação Saúde Minuto

Novos conteúdos

spot_img

RELACIONADOS

Relacionados