Dia Mundial do DJ: saiba a importância da data

Data foi instaurada em 2002 por duas instituições de caridade; para comemorar, conversamos com o DJ, músico e produtor Bruno Martini

Neste sábado, dia 9 de março, é comemorado o Dia Mundial do DJ. A data é celebrada desde 2002, quando duas instituições de caridade resolveram homenagear os profissionais da música eletrônica.

No caso, a World DJ Fund e a Nordoff-Robbins, que usa a música para ajudar crianças com deficiências psicológicas e físicas, instaurou a solenidade há cerca de 22 anos. Daí vem o simbolismo.

Assim, algumas casas em São Paulo organizaram festividades relacionadas à data. Por exemplo, o LiLi – bar e balada da Vila Madalena – anunciou a festa “Saia do Anonimato”, cujo intuito é dar espaço para novos DJs tocarem seus sets no local.

Já como forma de também mencionar o Dia da Mulher, a CENTRAL, embaixada cultural localizada no centro, apresenta hoje o Baile da DJ Sophia. Sobretudo, o intuito da festa é valorizar a cultura das DJs, além de exaltar as mulheres na música.

Aliás, o termo Dee Jay surgiu nos anos 1950. Inicialmente, a expressão designava os profissionais de rádio que selecionavam as músicas da programação. Contudo, a partir dos anos 70, passou a englobar as pistas das discotecas. O primeiro discotecário brasileiro é o Sr. Oswaldo Pereira, responsável por agitar os bailes no período mencionado.

Dia Mundial do DJ – Entrevista com Bruno Martini

Durante entrevista exclusiva à Alpha, o DJ, músico e produtor Bruno Martini falou um pouco sobre sua carreira na música eletrônica.

Ao longo do bate-papo, o artista contou a respeito de seus projetos futuros, como lida com os diferentes gêneros musicais e sua relação com Timbaland. Ainda, deu detalhes relacionados ao processo de criação do disco de estreia “Original”, lançado em 2021. Também relembrou paixão pelo rock, trabalhos na Disney e participação em grandes festivais, como Tomorrowland.

Por fim, detalhou a parceria com Julian Marley, filho de Bob Marley, em “If You Don’t Know My Name”, e destacou grandes nomes na cena, como Alok.

Assista abaixo:

 

Novos conteúdos

Relacionados

Relacionados