Mantenha a saúde com 8 mil passos diários

Se você está em um dia preguiçoso e não sabe onde encontrar ânimo, tenha certeza de que os exercícios vão te deixar bem melhor. Uma alternativa leve são as caminhadas. Além de reduzir o stress, libera os hormônios do bem-estar, conhecidos como endocanabinóides. Mas quanto é necessário caminhar para o corpo sentir os efeitos desses hormônios?

Durante muito tempo, acreditou-se que o recomendado para uma pessoa sedentária é dar 10 mil passos por dia para ter uma vida mais saudável. Entretanto essa meta nunca foi comprovada cientificamente. Uma pesquisa recente da Universidade do Texas, nos Estados Unidos, mostrou que na verdade o ideal seria em torno de 7 mil e 8 mil passos.

E é a mesma coisa para homens e mulheres? Equivale a quantos quilômetros? Quanto tempo demora? Não existe resposta objetiva. Depende do tamanho do passo, da velocidade e da altura do praticante.

Para te ajudar, existem ferramentas como os contadores de passos smartwatch e pulseira fitness que monitoraram sua atividade física.

Em novembro de 2020, a OMS (Organização Mundial da Saúde) divulgou novas diretrizes globais sobre atividade física. Para combater o sedentarismo e o risco de morte precoce, a indicação é de 300 minutos de atividade física semanal (até uma hora de exercícios por cinco dias ou 40 minutos por sete dias).

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