Recolocação profissional depois dos 40 anos

Dizem por aí que a vida começa aos 40 e, por isso, pode ser um momento de mudar de rumo profissional. No Brasil, 69,9% dos trabalhadores com idade entre 40 e 59 anos estão ativos profissionalmente e empregados. Eles constituem a segunda maior força de trabalho, perdendo apenas para aqueles com idade entre 25 e 39 anos.

Por diversas razões, uma pessoa pode iniciar a busca por um novo emprego após os 40 anos, mas nem sempre essa será uma tarefa fácil. Depois de ficar desempregado por um período, essa pode ser uma oportunidade para o desenvolvimento de sua carreira ou uma chance de retornar ao mercado de trabalho. Independente do motivo, a pressão para conseguir uma vaga pode variar e, é claro, o desempenho na entrevista também será um fator crucial.

O mercado de trabalho é e sempre foi altamente competitivo, se você aceitou uma entrevista de emprego, significa que você passou em uma etapa importante. Aqui estão algumas sugestões para ajudar no preparo para esta conversa:

1- Visite o site da empresa para conhecer sua história, cultura, valores e sua posição no mercado. Além disso, ler notícias relacionadas a este lugar pode ser um diferencial.

2- Entenda a posição pela qual você está competindo. Pesquise sobre as tarefas que você irá exerce, as últimas tendências, um perfil típico da pessoa que ocupa a posição e a faixa salarial no mercado.

3- Todo profissional deve se manter atualizado sobre os cursos, pós-graduação e cursos de idiomas. Veja como as disciplinas que você estuda contribuem para a empresa. Você também pode ler as notícias do setor para identificar os desafios e as áreas mais promissoras. Mas, lembre-se: você não é obrigado a saber tudo sobre o assunto e, sim, estar bem inteirado naquele mundo.

4- Analise como você participa do Linkedin, Facebook, Twitter, Instagram e outros sites. As postagens podem mostrar que você entende as mudanças em sua área. 

Como lidar com o preconceito

Robin McKay Bell e Liam Mifsud, autores do livro "Finding Work After 40", alertaram que o candidato deve estar preparado para tudo, inclusive preconceito contra a idade. É comum que as empresas te julguem "muito novo" para o cargo ou "velho demais" para este mesmo cargo, se tornando um limbo para os profissionais. 

Arrumar emprego depois dos 40 anos pode ficar mais difícil porque há menos opções disponíveis para profissionais mais experientes. É como se fosse um funil. As opções para cargos iniciais são muito numerosas. Para cargos mais seniores, por outro lado, elas são cada vez menores.

Por isso, é importante lembrar que o ideal é que o candidato não se deixe levar pela primeira impressão que as pessoas têm sobre você. A chave para uma boa recolocação profissional é ser sempre verdadeiro e amistoso, valorizar suas características e ressaltar seus pontos fortes. 

Novos conteúdos

Relacionados

Relacionados