Para os que se preocupam em ter uma alimentação balanceada, comer fora de casa diariamente pode ser um desafio. Há os que têm preferência em levar a comida em marmitas mas, dependendo da correria, pode ser uma opção inviável para outros. De qualquer forma, é importante ficar de olho no que se está consumindo para evitar exageros ou, até mesmo, a falta de nutrientes necessários na rotina. O lado bom de comer fora de casa é que dependendo da localidade do trabalho, as opções de refeições são muito variadas e abrangem todos os gostos, ainda mais se procurar – e optar – por locais com buffet self-service.
Um ponto muito importante para se observar é: evite sempre ultrapassar 500 gramas no prato, optando sempre por bastante salada, principalmente folhas. Outra dica é não comer tudo que estiver disponível no mesmo dia. Sabemos que ver todas as opções ali prontas para "atacar" pode ser atrativo, mas deve haver um balanço nutricional. Escolha uma opção de proteína e uma de carboidrato apenas, evitando frituras como pasteizinhos, bolinhos, etc. e investindo na quantidade de legumes. Prefira sempre carnes sem gordura e sem pele.
Se você é daqueles que não perdem a oportunidade de almoçar em churrascaria, também há escolhas inteligentes que podem ser feitas. O ideal é evitar petiscos à base de frituras, como banana à milanesa ou batata frita. Mas, se decidir comer (ninguém é de ferro, né?), que seja uma porção pequena, sem repetir. Invista em salada como entrada, mas tome cuidado com o excesso de molhos calóricos. Prefira carnes mais magras (baby beef, alcatra, coxão mole, lombo sem gordura, frango…) e peixes. Se você não abre mão da sobremesa, pode comer uma fruta no lugar de tortas e/ou outros alimentos gordurosos.
Quando estiver no escritório/ambiente de trabalho, faça lanches intermediários inteligentes! Troque as bolachas e chocolates por frutas secas, por exemplo. Iogurtes, barrinhas de cereais, frutas e chás também são ideais para saciar e tirar aquela vontade de doce e açúcar. Oleaginosas, como castanhas, nozes e amêndoas, também entram na lista de opções saudáveis (mas não exagere, elas podem ser calóricas se consumidas em grandes quantidades). É importante ter estes alimentos já guardados no trabalho, para que no momento da fome não seja necessário ir ao mercado comprar "bobeiras". Levar de casa em potes e saquinhos que facilitam no cotidiano também é uma boa ideia.