Nesta sexta-feira, 17 de maio, comemora-se o Dia Mundial da Hipertensão. Igualmente a outras datas relacionadas à saúde, esta ocasião tem como objetivo chamar atenção da população acerca dos riscos da hipertensão.
No Brasil, a doença atinge mais de 32% da população adulta, ou o equivalente a 36 milhões de indivíduos, segundo dados do Ministério da Saúde relativos ao ano de 2022. Contudo, com rotinas cada vez mais corridas e simultaneamente menos tempo para os cuidados pessoais, este montante só cresce ao longos dos dias.
Hipertensão: o que é?
Também conhecida como pressão alta, a hipertensão trata-se de uma enfermidade crônica que aponta os níveis elevados da pressão sanguínea nas artérias. Assim, acontece quando os valores das pressões máxima e mínima são iguais ou ultrapassam os 140/90 mmHg (ou 14 por 9). Ademais, em 90% dos casos, é uma doença herdada dos pais, ainda de acordo com a pasta.
Apesar de não existir cura, a pressão alta possui diversos tratamentos e pode ser controlada.
Mas, vale lembrar que o melhor procedimento deve ser definido por um profissional da área da saúde, que conseguirá avaliar os métodos assertivos para cada caso, bem como os medicamentos a serem ingeridos.
Contudo, todos podem, e devem, seguir algumas atividades básicas – que não só ajudam no controle da hipertensão, como também na prevenção de outros problemas de saúde. Entre estas atividades, estão:
– manter o peso adequado, se necessário, mudando hábitos alimentares;
– não abusar do sal, utilizando outros temperos que ressaltam o sabor dos alimentos;
– praticar atividade física regular;
– aproveitar momentos de lazer;
– abandonar o fumo;
– moderar o consumo de álcool;
– evitar alimentos gordurosos;
– controlar o consumo de açúcar.
Leia também: Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão: a música pode ajudar?
Aliás, siga a Alpha FM para ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo da música, entretenimento e cultura.