Dia das Mães: Por que a data é comemorada no 2º domingo de maio?

O Dia das Mães marca uma das celebrações mais importantes na cultura brasileira. Mas já parou para pensar porquê ele é celebrado especificamente no segundo domingo de maio e não em outra data qualquer do calendário?

Para mergulhar no espírito do Dia das Mães e compreender seu verdadeiro significado, a Alpha preparou este artigo repleto de informações essenciais sobre essa ocasião especial. Vamos lá?

Afinal, quem criou o Dia das Mães?

O Dia das Mães como conhecemos hoje foi concebido por Anna Jarvis nos Estados Unidos, no início do século XX. Após perder sua mãe, ela, uma dedicada ativista social, sentiu a necessidade de estabelecer essa data em sua memória.

Entretanto, Anna não foi a pioneira nessa ideia. Civilizações antigas, como os gregos e romanos, já tinham suas próprias tradições de reverência às mães.

Além disso, nos EUA, uma iniciativa similar já havia acontecido no século XIX por Julia Ward Howe. Ela era uma poetisa e ativista da época e propôs o ‘Mother’s Day for Peace’ – o Dia das Mães pela Paz.

Como surgiu o dia?

Após o falecimento de sua mãe em 9 de maio de 1905, Anna Jarvis decidiu criar uma ocasião especial para honrar os inúmeros sacrifícios feitos pelas mães em prol de seus filhos. A ideia começou a ganhar forma em maio de 1908, com a realização de um memorial homenageando ela. Em teoria, este foi o embrião do que viria a ser o Dia das Mães.

Anna empenhou-se em transformar essa data em uma celebração permanente em seu país, para nunca esquecermos nossas mães. Embora tenha levado a proposta ao Senado americano, ela não obteve aprovação. Contudo, encontrou apoio de John Wanamaker, um comerciante, para organizar a primeira comemoração oficial do Dia das Mães. A realização aconteceu em uma igreja metodista em Grafton, West Virginia.

A celebração atraiu milhares de pessoas e rapidamente conquistou popularidade. Anna persistiu em seu objetivo de oficializar a data no calendário nacional e, em 1910, o Dia das Mães finalmente recebeu o reconhecimento oficial. O projeto aconteceu na Virgínia Ocidental, o estado onde sua mãe foi mais participativa como ativista.

Posteriormente, em 1914, o Congresso dos Estados Unidos também reconheceu a importância da data. Assim, estabelecendo o segundo domingo de maio como a ocasião oficial para celebrar o dia.

Quando foi comemorado a primeira vez no Brasil?

A primeira celebração do Dia das Mães no Brasil foi organizada pela Associação Cristã de Moços de Porto Alegre em 12 de maio de 1918. No entanto, só em 1932 a data foi oficialmente reconhecida no calendário nacional pelo presidente Getúlio Vargas.

Com isso, em 5 de maio de 1932, Vargas assinou o Decreto n.º 21.366, transformando o segundo domingo de maio como a data oficial do Dia das Mães no país. Em suma,  tem como objetivo celebrar os “sentimentos e virtudes” do amor materno.

Esse momento não apenas recebeu apelo da população, mas também se tornou uma das mais populares e celebradas em todo o país. Afinal, é inegável que os brasileiros têm um amor imenso por suas mães, não é mesmo?

O dia das mães pelo mundo

E não foi só o Brasil que adotou a comemoração norte-americana para este dia histórico. Diversos outros países também celebram a data, só que nem todos comemoram junto com a gente no segundo domingo de maio.

Confira quando é comemorado o Dia das Mães pelo mundo!

2º domingo de fevereiro: Noruega;

1º domingo de maio: África do Sul, Espanha, Portugal;

2º domingo de maio: Alemanha, Austrália, Brasil, China, Estados Unidos, Grécia, Itália, Japão, Suíça, Uruguai, Venezuela;

10 de maio: México, Malásia, Qatar;

15 de maio: Paraguai;

4º domingo da Quaresma: Inglaterra;

Último domingo de maio: França, Haiti, Suécia;

19 de agosto: Índia;

3º domingo de outubro: Argentina.

Veja também: Conheça a profissão de cinco mães de famosos

Novos conteúdos

Relacionados

Relacionados