Relembre 38 feitos e curiosidades de Lady Gaga; cantora faz aniversário hoje (28)

Cantora completa 38 anos!

Stefani Joanne Angelina Germanotta, mais conhecida como Lady Gaga, completa 38 anos nesta quinta-feira (28). A cantora, compositora, instrumentista, atriz, produtora musical e empresária estadunidense é uma das maiores artistas da atualidade.

Assim, com anos de carreira nas costas nos mais variados nichos da indústria artística, Gaga já conquistou inúmeras conquistas, prêmios e reconhecimentos.

Então, relembre 38 feitos e curiosidades de Lady Gaga:

1- Mostrando seu talento nato desde criança, Lady Gaga aprendeu a tocar piano aos quatro anos de idade. Ademais, sua primeira composição veio aos treze.

2- Seu nome artístico, Lady Gaga, surgiu por inspiração da música “Radio Ga Ga”, da banda Queen.

3- A cantora diz ser canhota. Aliás, ela mede apenas 1 metro e 55 centímetros de altura, o que explica a quantidade de vezes em que apareceu usando saltos altos.

4- Antes de se aventurar atrás dos microfones, Gaga começou nos bastidores como produtora de músicas. Assim surgiu “Boys Boys Boys”, que mais tarde integraria seu álbum de estreia, intitulado “The Fame“.

5- Rob Fusari, seu primeiro produtor musical, comparou a voz da artista com a de Freddie Mercury.

6- Em 2008, Lady Gaga lançava “The Fame“, seu primeiro trabalho de estúdio.

7- O álbum deu origem aos hits “Just Dance” e “Poker Face“, sendo o último exaltado até os dias de hoje.

8- Gaga marcou o cenário musical – e de videoclipes – nos anos 2000, com uma postura de empoderamento feminino, promoção da visibilidade da comunidade LGBT, além de sua politização.

9- Assim, “The Fame” vendeu por volta de doze milhões de cópias em todo o mundo.

10- Com o sucesso tomando conta de sua vida, Lady Gaga começou a aparecer em diversas entrevistas que viralizaram pelo comportamento atípico da artista. Durante um bate-papo com Anderson Cooper, ela colocou uma pedra na boca enquanto tomou uma xícara de café.

11- Sobre seus primeiros prêmios, ela foi indicada para um total de nove categorias no MTV Video Music Awards de 2009, ganhando a de Artista Revelação. Ademais, seu single “Paparazzi” levou dois prêmios para Melhor Direção de Arte e Melhores Efeitos Especiais, respectivamente.

12- Em 2008, Gaga lançou “The Fame Monster“, uma extensão de seu álbum de estúdio, que explorava o lado sombrio da fama.

13- O então novo trabalho cumpriu seu objetivo e apresentou outros grandes sucessos: “Bad Romance”, “Alejandro” e “Telephone”, este último com participação especial de Beyoncé.

14- Neste mesmo período, a cantora sofria pressão do mundo para dizer se era ou não intersexual. “Talvez eu tenha [um pênis]. Isso é tão terrível? Por que diabos eu vou perder o meu tempo explicando se eu tenho ou não? Meus fãs não se importam, e eu também não”, declarou em uma entrevista.

15- “The Fame Monster” ganhou seis nomeações ao Grammy, incluindo nas categorias principais do evento, sendo: Melhor Álbum Vocal Pop e Melhor Álbum do Ano.

16- Em 2010, Lady Gaga causou ao aparecer com um traje inusitado no MTV Video Music Awards. Ela deu as caras com um vestido feito totalmente de carne animal crua. Ainda na premiação, ela anunciou o lançamento de “Born This Way“, seu próximo álbum de estúdio.

17- “Gaga apresenta as suas ideias de forma sofisticada. Ela tem uma incrível sensação pop. As pessoas esquecem-se do quão jovem ela é [… ela] tem apenas dois álbuns, mas inspira outros artistas a irem em frente com o seu próprio trabalho. Quando vejo alguém como Gaga, recordo-me da admiração (…) não é uma artista de música pop, é a interpretação de uma artista”, diz Cyndi Lauper sobre Gaga na revista Time.

18-  Apesar de estar trabalhando em seu novo capítulo na música, seus últimos lançamentos ainda eram agraciados. Em 2011, Lady Gaga venceu três Grammy Awards: “Melhor Performance Vocal Feminina Pop” e “Melhor Vídeo Musical de Curta Duração” por “Bad Romance”, além de “Melhor Álbum Pop” por The Fame Monster.

19- Com o sucesso colossal da artista, o museu de cera Madame Tussauds inaugurou oito modelos da intérprete. Elas foram inauguradas simultaneamente em Londres, Amesterdão, Berlim, Nova Iorque, Hollywood, Las Vegas, Xangai e Hong Kong.

20- O lançamento de “Born This Way” aconteceu ainda em 2011, classificado como um bom rock and roll misturado com pop. Contudo, pelo uso de referências religiosas, como o emprego da palavra “Jesus”, o Líbano decidiu banir temporariamente o disco.

21- Desta forma, “Judas“, single que compõe o álbum, dividiu opiniões, sendo criticado por comunidades cristãs, mas aclamado por seus fãs.

22- Em 2012, Lady Gaga veio pela primeira, e única, vez ao Brasil, com a turnê “Born This Way Ball Tour”. Enquanto esteve no Rio de Janeiro, ela fez questão de conhecer o Morro do Cantagalo, onde ficou descalça, jogou bola com crianças da comunidade e tomou cerveja sentada em uma mesa de plástico.

23- O icônico “Artpop”, terceiro disco de sua carreira, aconteceu no ano seguinte, em 2013.

24- Esta era rendeu singles como “Applause” e “Do What U Want” com o cantor de R&B R. Kelly.

25- No mesmo ano, ela teve a sua estreia no cinema no filme Machete Kills (2013), de Robert Rodriguez. No filme, ela interpreta a personagem La Chameleón. Contudo, seu papel rendeu-lhe uma indicação ao Framboesa de Ouro por pior atriz secundária.

26- Entretanto, Gaga não desistiu da carreira cinematográfica. Em 2015, ela integrou o elenco de “American Horror StoryHotel“. Aliás, ela interpretou Elizabeth, a proprietária do estabelecimento em que a história se passava.

27- Seu quinto álbum da carreira, intitulado “Joanne”, foi lançado em 21 de outubro de 2016. O primeiro single, “Perfect Illusion“, foi lançado em setembro.

28- Em 2018, acontecia o famoso filme “Nasce uma Estrela”, protagonizado pela prestigiada cantora. Sua bilheteria inicial no mundo arrecadou mais de US$ 253 milhões de dólares.

29- Gaga também se aventurou no ramo do empreendedorismo, lançando sua marca de produtos estéticos veganos com a chamada “Haus Laboratories”.

30- No auge de seus 30 anos, Lady Gaga tirava sua habilitação pela primeira vez.

31- “Chromatica”, seu sexto álbum de estúdio, contém uma música gravada em parceria com Elton John, intitulada “Sine From Above”. Ademais, a amizade dos dois era tão próxima que Gaga se tornou a madrinha do filho mais velho dele, Zachary Jackson Levon Furnish-John.

32- Após conquistar um Oscar de melhor música original, Lady Gaga virou meme ao retirar a tão sonhada estatueta dourada de uma bolsa que usava durante entrevista ao programa Jimmy Kimmel Live.

33- A história dela também está eternizada no livro “Lady Gaga: Queen of Pop”, uma biografia de Lady Gaga, escrita por Emily Herbert (pseudônimo de Virginia Blackburn), e publicada no Reino Unido pela John Blake Publishing Ltd.

34- Reafirmando sua versatilidade, em 2020 ela anunciou uma parceria com o grupo de k-pop BlackPink com a faixa “Sour Candy”.

35- Devido a pandemia de coronavírus no início do mesmo ano, Gaga se mobilizou junto com a Global Citizen para desenvolver um evento solidário a fim de apoiar a Organização Mundial da Saúde.

36- Em 2023, veio o anuncio da artista como “Alerquina” no filme “Coringa 2”. Ademais, o longa está marcado para chegar aos cinemas em outubro de 2024.

37- Segundo a atriz Heather Cowles, que também faz parte do elenco, a cantora pediu para ser chamada pelo seu nome próprio – e não o artístico. “Ela atendia pelo nome de Stefani em vez de Gaga. Assim que ela disse ‘Meu nome é Stefani’, todos estavam falando com ela. Ela participou de tudo. Era só ela mesma”.

38- Recentemente, Lady Gaga anunciou que está trabalhando “o mais rápido” para o lançamento de seu novo álbum de estúdio.

Leia também: Lady Gaga anima fãs ao falar sobre produção de novo álbum

Novos conteúdos

Relacionados

Relacionados