Em cerimônia realizada em Londres, Inglaterra, na última quinta-feira (23), Bruce Springsteen recebeu o prêmio Ivor Novello pelo talento nas composições. Assim, tornou-se o primeiro artista não britânico a alcançar o feito. Sobretudo, Paul McCartney entregou-lhe a honraria e homenageou a estrela com um discurso divertido.
Homenagem de Paul McCartney
O eterno Beatle começou a declaração dizendo que “não conseguia pensar em um alguém mais adequado” para a conquista. Posteriormente, em um tom irônico, ele acrescentou que, “exceto talvez Bob Dylan poderia. E Paul Simon, ou Billy Joel, ou Beyoncé, ou até Taylor Swift. A lista continua.”
Continuando sua fala, disse que Springsteen é conhecido como “o trabalhador americano, mas admite que nunca trabalhou um dia em sua vida.” Também lembrou de ter trabalhado com o músico em 2022 enquanto se apresentava em Glastonbury, e o chamou de “menino adorável”, segundo o The Guardian.
Paul McCartney apresentando o prêmio Fellowship Award para Bruce Springsteen da Ivor Novello Academy em Londres, 23 de maio de 2024#thebeatles #paulmccartney #brucespringsteen pic.twitter.com/qrVhLvIzbI
— DIÁRIO DOS BEATLES (@Diario_Beatles) May 24, 2024
McCartney e Springsteen têm uma longa história, tendo se apresentado juntos em diversas ocasiões ao longo dos anos. Acima de tudo, uniram forças pela última vez durante a icônica parceria em Glastonbury em 2022, quando ‘The Boss’ e Dave Grohl, frontman do Foo Fightrs, fizeram aparições inesperadas e foram extremamente aplaudidos pela plateia.
Bruce Springsteen premiado
Springsteen já havia expressado seu orgulho por ter sido indicado na premiação, dizendo: “Estou orgulhoso de ser o primeiro compositor internacional a ser reconhecido pela The Ivors Academy”.
Ele também agradeceu aos seus fãs no Reino Unido, transmitindo sua conexão com o local: “O prêmio é uma homenagem aos fãs e amigos que apoiaram a mim e ao meu trabalho nos últimos cinquenta anos”.
Acrescentando: “Todo este país me fez sentir bem-vindo. A cada passo que eu dava, por isso, permanecerei sempre profundamente agradecido”.
Aliás, muitos, ao lado de McCartney, expressaram apoio para que a Academia fizesse tal escolha. O presidente da Ivors Academy, Tom Gray, também disse que “não há ninguém mais adequado” do que Springsteen devido à sua capacidade de contar “grandes histórias”.
Em outra parte da cerimônia, Lana Del Rey esteve presente para receber o “Prêmio Especial Internacional”. Por fim, KT Tunstall recebeu o “Prêmio de Coleção de Canções Extraordinárias” e Raye venceu “Compositora do Ano” pela instituição.