Lançada em 2011, “Criminal” é uma das músicas mais bem-sucedidas de Britney Spears. A faixa saiu como quarto e último single do disco “Femme Fatale” após uma votação dos fãs no Facebook e aborda um amor proibido por um criminoso.
Em suma, a composição e a produção ficaram a cargo de Max Martin e Shellback, com eventuais acréscimos de Tiffany Amber. Na verdade, os envolvidos criaram o hit em 2008, mas demorou para que a faixa visse a luz do dia.
A primeira prévia chegou por meio do X/Twitter, em março de 2011: “Uma das minhas músicas favoritas, ‘Criminal'”, escreveu nas redes sociais à época, junto de um trecho de 17 segundos.
Sobretudo, a artista gravou seus vocais no Maratone Studios em Estocolmo, Suécia . Aliás, devido à temática, os críticos compararam “Criminal” com “Papa Don’t Preach”, de Madonna, e “Mama I’m in Love Wit’ a Gangsta”, do Coolio.
Segundo a estrela pop, ao ouvir a canção pela primeira vez, sentiu que era diferente de tudo que já havia escutado no passado. Durante a premiação MTV Video Music Awards, ela contou ao público:
“Na verdade, quando ouvi a música pela primeira vez, achei muito diferente, não é igual a nada que eu já tenha ouvido antes. Então, eu realmente queria entregar essa música. Pensei num conceito muito legal para o vídeo, para torná-lo interessante. Vocês terão que ver.”
O clipe idealizado por Britney Spears
Assim, o clipe ganhou direção de Chris Marrs Piliero, que já havia trabalhado em “I Wanna Go”. As filmagens aconteceram no bairro de Stoke Newington, em Londres, em setembro de 2011. Remetendo à ideia do casal Bonnie e Clyde, a cantora protagonizou uma história de amor problemática ao lado do ex-tutor e noivo Jason Trawick.
“Quando ela me procurou pela primeira vez, ela tinha uma história básica em mente e, na verdade, sempre planejou originalmente ter Jason, seu namorado, no papel. Eu não fiquei muito entusiasmado com essa ideia no início, na verdade. No final do dia, Jason arrasou. Me deixou realmente entusiasmado, por mais que eu tenha pensado, ‘uau, ele não é ator'”, pontuou o diretor à MTV.
Recentemente, a música viralizou no TikTok, o que tornou “Criminal” uma das canções mais populares da estrela no Spotify. Só na plataforma, o hit acumula mais de 260 milhões de reproduções.