O MTV Video Music Awards, ou apenas VMAs, divulgou nesta terça-feira (6) os nomes indicados para a premiação deste ano. Aliás, o evento está programado para o dia 10 de setembro.
Sobretudo, alguns artistas já saíram na frente quando o assunto é a quantidade de nomeações. Surpreendentemente, ou não, quem lidera essa lista é a popstar Taylor Swift, que soma 10 indicações. São elas, aliás:
- Artista do Ano
- Melhor Pop
- Canção do Ano: Fortnight
- Vídeo do Ano: Fortnight
- Melhor Edição
- Melhor Direção
- Melhor Direção de Arte
- Melhor Colaboração
- Melhor Cinematografia
- Melhores Efeitos Visuais
Na sequência, Sabrina Carpenter igualmente comprova sua influência na indústria musical ao concorrer em 6 categorias no VMAs. São elas:
- Artista do Ano
- Melhor Pop
- Canção do Ano: “Espresso”
- Melhor Edição: “Espresso”
- Melhor Direção: “Please Please Please”
- Melhor Direção de Arte: “Please Please Please”
Ariana Grande também disputa 6 prêmios, sendo:
- Artista do Ano
- Vídeo do Ano
- Melhor Direção
- Melhor Edição
- Melhores Efeitos Visuais
- Melhor Cinematografia
Por sua vez, Dua Lipa recebeu três indicações, incluindo “Melhor Pop”, com Houdini, Melhor Coreografia, com “Houdini”, e Melhor Cinematografia, com “Illusion”.
Beyoncé concorre apenas a um troféu, sendo na categoria de “Música do Ano“. Aliás, ela defende a canção “Texas Hold ‘Em”, composta no álbum “Cowboy Carter”, lançado no primeiro semestre deste ano.
Sobre o VMAs
O VMAs é uma premiação anual que elege os nomes que se destacaram na indústria musical durante o último ano. O evento acontece, aliás, em Nova York, no dia 10 de setembro (terça-feira).
Idealizada pelo canal televisivo MTV, a cerimônia acontece desde 1984 englobando diversas categorias elegíveis, desde a sonoridade até a produção visual do produto.
Aliás, a edição de 2024 celebra os incríveis 40 anos de realização do VMAs. Assim, o evento contará com transmissão ao vivo na UBS Arena.
Destaques de 2023
Taylor Swift foi a grande vencedora do VMA da MTV de 2023, incluindo o prêmio principal da noite, com “Vídeo do Ano”, por “Anti-Hero”.
Outros vencedores incluíram Shakira com o “Video Vanguard Award”, bem como de “Melhor Duo” ao lado de Karol G pela música “TQG”. Por fim, a brasileira Anitta levou o troféu de “Melhor Latina” por “Funk Rave”, enquanto a rapper Nicki Minaj ganhou a categoria de ‘Melhor Hip-Hop’ por “Super Freaky Girl”.
No ano passado, a MTV teve seu VMA de maior audiência em três anos, isso com o grupo demográfico de 18 a 49 anos, com 1,03 (em comparação com 0,58 em 2020). Entre adultos de 18 a 34 anos, o programa obteve sua melhor avaliação desde 2019, um aumento de 118%, para 1,14.
Acima de tudo, a premiação igualmente teve um crescimento de 37% no total de espectadores, com 865.000 pessoas sintonizadas. Em contraste com isso, em 2022 registraram-se 630.000 espectadores.