5 livros para homenagear o compositor brasileiro

Neste 7 de outubro é dia de homenagear os compositores brasileiros, os músicos que contam nossa história, narrando as sutilezas de cotidiano, os amores e desamores dos apaixonados, as transformações e as tendências culturais de cada época. São nossos fotógrafos musicais. Parte importante de nossa identidade nacional.

A data foi criada em 1948 por Herivelto Martins, compositor de famosos sambas nas décadas de 1930 e 1950 e gravado por Aracy de Almeida, Sílvio Caldas, Carmen Miranda, Nelson Gonçalves e muitos outros. Martins participou da fundação da União Brasileira de Compositores e ajudou a regulamentar a profissão. 

Como fazer uma seleção com os 11 melhores compositores brasileiros? É impossível. Antonio Carlos Jobim, João Gilberto, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Chico Buarque, Luiz Melodia, Cartola, Pixinguinha, Cazuza, Renato Russo, Rita Lee, Dona Ivone Lara entre tantos outros. Estão faltando mulheres nessa lista, não é?

Para saber mais sobre compositores nacionais indicamos cinco livros de grandes músicos:

Vinicius de Moraes: o poeta da paixão

José Castello, Companhia das Letras 1994

O poetinha foi biografado pelo jornalista José Castello, que recebeu o Prêmio Jabuti Melhor Ensaio e Biografia de 1995. Foram centenas de entrevistas que retratam o ex-diplomata, que teve uma vida repleta de paixões e sucessos.

Milton Nascimento – Letras, histórias e canções

Danilo Nuha, Master Books, 2017

O livro acompanha a trajetória, pensamento e as canções do músico mineiro. Inclui mais de 50 composições, reproduções de manuscritos, documentos pessoais e fotos raras.

Cazuza – só as mães são felizes

Regina Echeverria e  Lucinha Araujo, Editora Globo, 2004

Lucinha Araujo, mãe de Agenor de Miranda Araújo Neto, o Cazuza fez para a jornalista Regina Echeverria um relato emocionado e detalhado do compositor, ex-vocalista do Barão Vermelho, morto em 1990.

Rita Lee – uma autobiografia 

Rita Lee, Globo Livros, 2016

Em sua autobiografia Rita visita momentos de sua infância e os primeiros passos de sua carreira artística nos Mutantes. Ela também relata o casamento com Roberto de Carvalho, a maternidade e claro, detalha a composição de seus clássicos

Pixinguinha – vida e obra

Sérgio Cabral, Editora Lumiar

Um livro assinado pelo jornalista e crítico musical Sérgio Cabral é sinônimo de qualidade. E Pixinguinha merece a homenagem, já que é um dos pilares de nossa música. Fotos e documentos inéditos narram a vida do compositor carioca. 

Novos conteúdos

Relacionados

Relacionados