É na estação mais fria que deixamos ser levados pelos excessos na alimentação e também pela preguiça. É só esfriar um pouco que já trocamos a salada pela sopinha quente e pelos foundues. E os grelhados dão vez para as carnes mais gordurosas ou até mesmo massas e risotos.
Comer frutas e verduras e se exercitar com frequência se tornam grandes desafios diários conforme a temperatura vai baixando. O frio é um convite para os pratos mais acolhedores, que fazem parte da nossa memoria afetiva e que geralmente não são considerados saudáveis.
O nutricionista Renato Ozorio faz uma importante observação sobre como nosso corpo funciona: “no inverno nosso metabolismo aumenta para combater a temperatura externa que é fria e para gerar energia para nosso corpo. Esse processo gera mais fome, porém por conta do metabolismo naturalmente acelerado nessa época do ano, o emagrecimento é propício”Por isso se tivermos uma alimentação balanceada e saudável, teremos um resultado mais eficiente na perda de peso.”
Apostar em um consumo maior de fibras pode ajudar no equilíbrio alimentar e a manter saciedade por mais tempo, evitando os exageros. Aveia, linhaça, chia, granolas sem açúcar, além de batata doce e mandioquinha são itens bons para incluir no cardápio. Mas a prática de uma alimentação equilibrada vai além da estética, contribui na prevenção de doenças e um sistema imunológico mais saudável, que são fatores essenciais no inverno que os casos de gripes e resfriados aumentam significativamente.
Renato Ozorio dá dicas para fortalecer a imunidade.Shot matinal: limão, própolis verde, açafrão (cúrcuma) e gengibre. O suco de beterraba com laranja, inhame na forma de sopa ou purê também são excelentes opções. A hidratação é um ponto fundamental. O fato de não sentirmos muita sede no frio não quer dizer que nosso corpo não precise de agua. Sem ingerir agua, nenhuma função do nosso organismo funciona 100% correto. É importante deixar a garrafinha sempre ao seu lado.
E quanto menor a temperatura, maior a liberação de melatonina, hormônio que estimula o sono. Por isso nos dias mais frios e nublados, temos menos vontade de nos movimentar.
Mas com uma alimentação realizada a nosso favor, é importante a prática do exercício físico também no dia a dia, além de combater aquela depressão de inverno, pode contribuir positivamente pra quem tem problemas respiratórios
O personal trainer, José Arnaldo Modenese Junior, afirma que o exercício físico ajuda quem sofre de sinusite, rinite e bronquite, porque o corpo mantém aquecido e impede que a mucosa se concentre na face e nos pulmões.
Ele ainda ressalta a importância de praticar exercícios aeróbicos pois ajudam a gerar calor, ativar a circulação e oxigenação no sangue, além do gasto calórico!
Que o friozinho dá preguiça, todo mundo sabe. Por isso, uma ótima estratégia que ajuda a comer bem mesmo nos dias mais gelados, é contar com opções práticas e funcionais à mão.
Marcela Camargo, natural Chef, faz consultorias de alimentação funcional personalizada ajudando no ensino e no preparo de pratos balanceados e feitos com ingredientes naturais.
“Comer saudável exige planejamento e boas escolhas principalmente em dias de frio. Nosso alimento deve sempre trazer uma função para nosso corpo em prol da nossa saúde e Bem Estar.”
Por Marcela Camargo.