NOTÍCIAS

Governo de SP atualiza plano de flexibilização econômica

Gestão mudou os critérios para evitar avanço para faseamento mais flexível

Por: Vanessa Rabello
08/01/2021 - São Paulo

SP

O governo do Estado de São Paulo informou, durante entrevista coletiva nesta tarde (08), que quatro regiões do território paulista estão na fase laranja do Plano São Paulo. Além disso, a gestão estadual destacou que foram feitas alterações nas regras para tornar a fase mais flexível.


Algumas atividades como salões de beleza, parques e academias agora serão permitidas nessa fase. Já o atendimento presencial em bares continua proibido.


Com as mudanças, as regiões de Sorocaba, Presidente Prudente, Marília e Registro foram para a fase laranja e o restante do território paulista se manteve na fase amarela.


Outras alterações também foram feitas no plano de flexibilização econômica do estado para evitar que regiões avançassem para faseamento mais flexíveis. “Frente ao aumento dos índices da saúde, o Centro de Contingenciamento revisou o Plano São Paulo no sentido de criar novos indicadores de internações, endurecendo a possibilidade que algumas regiões possam ascender para a fase verde”, afirmou o secretário da saúde, Jean Gorinchteyn.


Agora, para que as regiões possam avançar para a fase verde do Plano São Paulo, a mais flexível de todas, é necessário ter 30 internações e 3 óbitos por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias. Antes, o critério era de 40 internações e 5 óbitos por 100 mil habitantes.


O coordenador do Centro de Contingência, Paulo Menezes, explicou que o parâmetro para a taxa de ocupação de UTI, que caracteriza a fase laranja, a segunda mais rígida, passou de 75% para 70%.


"O Centro de Contingência recomendou uma redução nos indicadores que já tínhamos para passar do amarelo para o verde. De forma que ficou mais difícil passar para a fase verde. Na fase laranja, também sugerimos o endurecimento", disse Menezes.


A próxima atualização do Plano São Paulo deve ocorrer no dia 05 de fevereiro.


Veja também: Anvsa recebe pedido emergencial de uso da Coronavac

Veja também

plano sp
CORONAVÍRUS

Estado de São Paulo regride no Plano de Flexibilização Econômica

Todo território paulista passa para a fase vermelha aos finais de semana

22/01/2021 - São Paulo

são paulo para crianças
CULTURA & ENTRETENIMENTO

Confira as dicas do São Paulo para crianças deste fim de semana

Playcenter Family, Parque do Povo e muito mais!

22/01/2021 - São Paulo

luciana mello
CULTURA & ENTRETENIMENTO

Luciana Mello completa 42 anos: confira os principais sucessos da cantora

“Simples Desejo” e “Prazer e Luz” são alguns dos destaques da lista

22/01/2021 - São Paulo