A Universal Music Group (UMG) chegou a um acordo de licenciamento com o TikTok. Assim, as músicas dos artistas recém afetados vão retornar à plataforma após um impasse de meses. O acordo garante “melhor remuneração” para os músicos da UMG, bem como novas oportunidades comerciais e proteções contra inteligência artificial (IA). Sobretudo, a informação sobre o acordo veio em um comunicado de imprensa conjunto das empresas.
Sobre a história entre a UMG e o TikTok
A acirrada disputa entre as empresas veio à tona em janeiro. Tudo começou quando a UMG publicou uma carta aberta acusando o TikTok de “indiferença” e “intimidação” nas negociações de renovação de contrato. Posteriormente, a gravadora estendeu a resistência nesta história, afetando nomes como Taylor Swift, Adele, SZA, The Weekend e muitos outros. Vale lembrar que apesar de Taylor Swift ter estado no pacote de artistas, suas músicas retornaram à plataforma no mês passado por motivos não revelados.
As empresas estão agora ‘trabalhando rapidamente para devolver a música’ da UMG e seu braço editorial à plataforma. Assim sendo, as faixas retiradas retornarão (e os vídeos afetados serão ativados) nas próximas semanas, de acordo com uma fonte próxima à situação.
Lucian Grainge, presidente e CEO da UMG, disse no comunicado à imprensa: “Esse novo capítulo em nosso relacionamento com o TikTok foca no valor da música. Também queremos proteger a arte humana e o bem-estar da comunidade criativa. Estamos ansiosos para colaborar com a equipe da plataforma para promover os interesses de nossos artistas e compositores. E sem dúvida, impulsionar a inovação no envolvimento dos fãs que sentiram falta dessas músicas.”
O CEO da TikTok, Shou Chew, também deu seu parecer sobre este momento: “A música é parte fundamental do ecossistema do TikTok. Estamos satisfeitos por ter encontrado um novo caminho a seguir com o Universal Music Group. Estamos comprometidos em trabalhar juntos para gerar valor, descoberta e promoção para todos os incríveis artistas e compositores da UMG. Agora vamos aprofundar sua capacidade de crescer, conectar e interagir com a comunidade TikTok.”